terça-feira, 25 de março de 2014

IRMÃO ALUÍSIO ESTEVE EM RECIFE NA REUNIÃO DA CONFERÊNCIA DOS RELIGIOSOS PARA UM ENCONTRO SOBRE O TEMA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE E O MOVIMENTO REDE UM GRITO PELA VIDA

REGIONAL RECIFE!

            Nos dias 21 a 23 de março do corrente ano, aconteceu na cidade de Jaboatão - Recife (Colônia dos Padres Salesianos), o encontro para coordenadores dos núcleos da CRB( Conferencia dos Religiosos do Brasil), que compreende a Regional Recife/PE. Na oportunidade tivemos uma manhã para discutir sobre o tema da CF 2014: Tráfico Humano a partir do movimento: REDE UM GRITO PELA VIDA. Eu, Aluísio, teve a oportunidade de participar desse encontro e julgo necessário, apresentar a você leitor um pouco daquilo que foi discutido nesse encontro, como também, o que acrescentou em mim este encontro, considerando que foi o primeiro, que participei!
            Começo dizendo que o encontro, foi  de suma importância para os coordenadores e tesoureiros. Eu, Aluísio, escolhido pela equipe de Maceió ( núcleo de Maceió), como tesoureiro, participei do encontro com total afeição, considerando, que o tema tratado é implicante e ao mesmo tempo desafiante, para nós enquanto igreja e, sobretudo, religiosos. Segundo o Livro do Ex 3, 5, devemos estar prontos para construir o caminho. Sustentados por este versículo, os religiosos, que estavam presentes no encontro demonstraram total adesão ao tema discutido e partilhado, que foi sobre a Campanha da Fraternidade e  a campanha um grito pela vida ( comentarei sobre esta no próximo parágrafo) consciente que  todos os religiosos, que ali estavam, já estão  envolvidos na  Campanha da Fraternidade: Tema: "Fraternidade e Tráfico Humano" e o lema:  "É para Liberdade que Cristo nos libertou" ( Gl 5,1) 
            Movido pelo Espírito Santo de Deus, os religiosos que ali estavam,  partilharam suas alegrias e anseios em viver e anunciar o Evangelho neste tempo forte da Igreja e com enfoque na campanha da Fraternidade.  Me chamou muito atenção a fala do Padre Carlos Alberto, quando dizia, que a vida religiosa é como a ponta da lança, que  abri caminhos, finalmente já diz o documento do Papa João Paulo II, " Partir de Cristo", que a vida religiosa é uma vida profética e, o profeta Oseias diz: " é tempo de contemplar o rosto de Deus" (Os 11,7), e me permita acrescentar: Onde somos convidados e impelidos a contemplar o Rosto de Deus, nos anjos, nas pompas litúrgicas? pode ser.Ou nos cristos partidos e desfigurados, traficados e explorados, injustiçados e desprezados, matados e esquartejados, arrancados do úteros de suas mães para extração de orgãos, eliminados da terra no ápice da vida, morto nas calçadas, nos porões dos cativeiros, passando fome e sede; canta dom Helder sempre este canto: " Seu nome é Jesus Cristo e passa fome e fala pela boca dos famintos e a gente quando vê passa adiante dizendo que quer chegar depressa a Igreja..."  O profeta Oseias nos convida a contemplar o rosto de Deus, São Paulo nos convida a olhar para a Cruz de Cristo, sinal de Salvação.
          Todavia, o encontro com os religiosos, provocou a uma reação e aumentou o desejo de profetizar de levar a liberdade e ajudar a resgatar a dignidade de muitos! " é para liberdade que Cristo nos libertou". 
            Depois de uma provocação seguida de uma reflexão sobre a campanha, na mesma linha foi lançada a campanha o grito pela vida - "Rede um grito pela vida", quer mobilizar,  informar e combater o tráfico de pessoas humanas, especialmente durante a copa 2014, quando o tráfico de pessoas humanas  quando é maior o perigo, ( Jogue a favor da vida denuncie o tráfico de pessoas), seja para o comércio sexual, seja para extração, vendas de órgãos, seja para o trabalho escravo. Os religiosos estão unidos nessa rede, um grito pela Vida, para informar a sociedade brasileira, o absurdo que vem acontecendo, nesse campo de tráfico de pessoas, vendas de pessoas e quer ajudar as autoridades competentes para combater esse reino diabólico, como diz a sagrada Escrituras o "Reino de Deus já chegou até vós"(Lc 11, 20 ), mas também o reino de Satanás está presente, inclusive chegou primeiro. combatamos o reino do mal com o Reino de Deus, implantando o Reino de Deus.
            Os cordenadores e assessores da campanha  com entusiamos e coragem ( Ir. Vera Lúcia Bezerra, Sagrada Família (Coordenadora do Regional da Rede - Recife) e Sueli Duarte, Franciscana de Maristela (Membro da equipe - Recife) mostraram o total esforço para combater o Tráfico de pessoas humanas.  Muito me alegrou a ousadia e a coragem de enfrentar sem reserva esse mal que ora afligem e mata o sonho e alegria de muita gente!
            Eu, em primeiro lugar fiquei, assustado com as informações, trazidas pela equipe, sobre o que vem acontecendo no Brasil, como por exemplo fábrica de bebês, bonecas humanas, extração de órgão, ainda de crianças, ainda dentro do ventre da mãe e outros absurdos). "Enquanto cristão, cristão é inconcebível, não se indignar com  essa  bruta realidade. " Eu, enquanto cristão, não posso ignorar, ou deixar de me envolver nessa luta "que coisa tu és, sou Cristão" ( São Jeronimo tradutor da Bíblia).
            Em segundo lugar, me senti motivado, mais que motivado impelido, para entrar com todo meu ser nessa coisa de defesa a vida. O evangelho de são João, nos diz, que temos um defensor diante de Deus, que nos defenda e acusa o malfeitor, condenando o mal. Esse defensor é o  Espírito Santo, é ele que nos faz profeta da verdade é ele que nos ensina a verdade, eu vou para o Pai, mas não lhes deixarei órfãos, enviarei da parte do meu Pai, o Paráclito, ele lhes ensinará a verdade,e vocês farão mais coisas do que eu fiz. Deus nos deu seu Espirito, para sermos como Cristo, advogados dos fracos, sem vez e sem voz, defensores do injustiçados, acusadores dos malfeitores. Creio com todo meu ser  na Palavra de Deus, e me lanço com meus irmãos na defesa da vida, não quero ser um daqueles que disse Martin Luther King, que vive no silêncio " não é o barulho de poucos que me encomoda, mas o silencio de muitos".    Com a graça de Deus, com a ajuda e o apoio da comunidade somasca e com a força do Espirito Santo, que passa pela CRB, me lançarei nessa campanha, que ora se inicia, sem reserva. E você que esta lendo este texto, sente-se ou não responsável pela vida de seu irmão? não tenho dúvida que você tem medo de alguém da sua família ou circulo de amigos se tornar uma vitima dessa brutal maldade, portanto, nos ajudem nessa luta contra o tráfico humano? procure os religiosos mais próximos de você, nos procure, se você é da região nordeste. Temos muito o que fazer e sua contribuição será a arma de maior eficácia para combater o tráfico de pessoas humanas!.
Ainda postarei algo sobre esta realidade! Inclusive como está funcionando e como funcionará a campanha: "Um grito pela vida"!
          Por fim, vos exorto leitor: " levantemo-nos com entusiasmo renovado para ir às fronteiras de missão, abraçando a causa dos pobres e ouvindo os seus gritos e compartilhando suas dores. humildemente imploramos permanece conosco senhor"( Lc 24, 13-35)



Nenhum comentário:

Postar um comentário