Os religiosos da CRB núcleo de Maceió participaram neste último final de semana dia 02 de agosto de uma formação com Ir. Céline, psicologa. O encontro
aconteceu na casa das Irmãs da Assunção no Pinheiro pela manhã. Ir. Celine das Irmãs da Assunção é do Canadá e veio ao Brasil para assessorar este encontro. As Irmãs da Assunção possuem um "Instituto de formação humana integral" e Irmã Celine, uma das psicólogas trabalha como assessora em vários países. O tema do encontro de formação foi: "Construir a paz no cotidiano, a partir das relações humanas". ACOMPANHE A BAIXO UMA PEQUENA SÍNTESE DO ENCONTRO:
1) Um dos objetivos deste encontro de formação é fazer o(a) religioso(a) criar consciência de suas forças vitais, ou seja, como viver nossas decisões num caminho mais livre, leve, e não somente por obrigação.
2) Tomar decisão a partir da voz interior em meio a tantas vozes externas, determinar o que é importante para mim e que eu não posso abrir mão para viver bem e feliz.
3) É Preciso cuidar de si para saber cuidar do outro e um dos pontos importantes é: comer bem, dormir bem e falar ou expressar seus sentimentos.
4)Quanto mais importante se dá a uma decisão, mais fácil se torna a renúncia, tomar consciência do que estamos vivendo e decidindo.
5) Tomar decisão é sempre um "mistério pascal", é sempre em vista de um bem maior.
6) A decisão, mesmo não sendo livre, deve ser sempre em vista da liberdade humana. Tomar consciência de que a liberdade humana consiste em decidir por tudo aquilo que vai me trazer a paz interior para melhor servir, liberdade humana é agregar valores evangélicos. Se as minhas decisões não partem da liberdade humana, posso correr o risco de tomar sempre o caminho da emoção puramente.
TOMAR O CAMINHO DA DECISÃO LIVRE, RESPONSÁVEL, APROPRIADA,
É ESCOLHER A VIDA PARA SI E PARA OS OUTROS
Na vida cotidiana, três caminhos se apresentam para a pessoa...
AQUELE da obrigação ou da pressão interior; AQUELE da emoção ou da carga afetiva; AQUELE da decisão ou da escolha livre e responsável.
AS FORÇAS VITAIS HUMANAS
Ajudar uma pessoa a refletir sobre a ação realizada, por menor que seja, lhe permite tomar consciência de que ela foi capaz de encontrar os meios apropriados para atingir seu objetivo. Assim, ela descobre, ainda mais, suas capacidades, seus valores, o sentido que ela dá à sua vida, ou seja, as forças que ela possui para enfrentar as dificuldades.
A pessoa torna-se convicta de si mesma e avança com mais confiança no que ela está vivendo. Ela tem mais condições de amar.
Quando a pessoa toma o caminho das decisões, ela faz apelo ao dinamismo de sua afetividade(emoções), para se engajar na experiência cotidiana, em coerência com seus valores e o engajamento primeiro de sua vida. É isso que dá sentido à sua vida e faz crescer sua autonomia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário