sábado, 31 de outubro de 2015

COMUNIDADE SANTA TEREZINHA CELEBROU HOJE 1ª MISSA NA NOVA CAPELA DE SÃO BENTO

Uma vez por mês a comunidade de Santa Terezinha de Satuba celebra a missa na casa de uma família na São Bento. Agora a comunidade se organizou com o padre Vicente para ter uma capela na São Bento. Hoje a tarde a comunidade celebrou a 1ª missa na nova capela de São Bento, nesta mesma rua desta casa de onde era celebrada a missa. Pe. Sergio abençoou o novo local. Agora a comunidade de Santa Terezinha além da sua capela no alto da Boa Vista, tem a capela de N.S.da Esperança na comunidade Nova Esperança e agora na São Bento uma nova capela. Assim toda essa região de Satuba(Alto da Boa Vista, Nova Esperança, São Bento) fica bem servida com 3 comunidades. 

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

PADRE SERGIO PARTICIPA DE SEMINÁRIO NACIONAL PARA FORMADORES EM FORTALEZA

Pe. Sergio esteve representando os religiosos somascos da Vice-Província do Brasil, no SEMINÁRIO NACIONAL PARA FORMADORES E FORMADORAS, nos dias 22 a 26 de outubro na cidade de Caucaia, cidade metropolitana de Fortaleza-CE. Esse evento marcou uma das várias iniciativas da Conferência dos Religiosos do Brasil neste ano da Vida Religiosa Consagrada. Cerca de 150 religiosos formadores e formadoras de todo Brasil estiveram presentes. O tema do Seminário foi: "O encontro que faz arder o coração" e o lema: "Ele os alcançou e se pôs a caminhar com eles" Lc24,15.

A prioridade do Seminário foi a pessoa do(a) formador(a), no entanto outros assuntos relevantes foram refletidos como por exemplo: a relação do(a) formador(a) com o(a) formando(a) e a pessoa do(a) formando(a). 

Para ajudar nas reflexões destas temáticas foram convidados assessores que trabalharam os seguintes assuntos:

·         Caminho aberto para o próximo.....dialogando com o Evangelho de Lucas com padre Shige Nakanase;
·         Formação Mistagógica, enquanto experiência de Deus, com a Irmã Annette Havenne;
·         Intimidade como nível mais profundo da comunicação, com a Irmã Fátima.

"Foi uma oportunidade muito grande de partilhar as alegrias, esperanças, gratidões, desafios com outros formadores também. O encontro foi, mas do que teorias, experencial, e isso ajudou bastante a colocarmos os pés no chão de nossas realidades e tocar em assuntos prioritários. Foi um grande impulso e incentivo a continuar a caminhada da formação como missão e não como tarefa simplesmente." Pe.Sergio

Pe. Sergio fez questão de viajar a Fortaleza de ônibus por motivos financeiros e também por querer conhecer o sertão nordestino, tão sofrido com a falta de chuvas. 

VEJA ABAIXO DAS FOTOS: UM RESUMO QUE PADRE SERGIO FEZ DO CONTEÚDO DO SEMINÁRIO. QUEM SABE POSSA ACENDER ALGUMA LUZ PARA AQUELES QUE LEREM E QUE ESTÃO NESTE PROCESSO OU A CAMINHO.









SEMINÁRIO NACIONAL PARA FORMADORES E FORMADORAS
CAUCAIA-FORTALEZA-CEARÁ
22 A 26 DE OUTUBRO DE 2015

CAMINHO ABERTO PARA O PRÓXIMO
Dialogando com o Evangelho de Lucas
PALESTRA Pe. Shige Nakanase

1)Antes do Conc.Vat.II fomos entendendo que Deus está somente no céu e a VRC entendeu assim, foi formada assim (leis, doutrinas, um Deus intimista, um Deus da Retribuição).
2)Depois do Conc.Vat.II Deus está no meio de nós. Ele se revela na história. A bíblia não é mais leitura fundamentalista, mas a partir da realidade do povo.

A VRC hoje é chamada a rezar a Lectio Divina e é preciso contextualizar antes, por exemplo:
·         Mc (70 Dc) escreveu para galileus (Galileia);
·         Mt (85Dc) escreveu para os Sírios Judeus);
·         Lc (90Dc) escreveu para Asia Menor (Gentios-não circuncidados, Judeus helenistas(nasceram na diáspora);
·         Jo (95-100 Dc) escreveu para grupos mistos na Asia Menor
Os evangelhos são condicionados por diferentes realidades (Contextos).
A bíblia é a experiência de cada comunidade à luz de Cristo Ressuscitado.

O Evangelho de Lucas
Realidade(não partilhavam; cobrança de impostos, violência, maldição contra os ricos, o o homem rico e pobre lázaro, exclusão, etc.. quem participa da comunidade de Lucas são pobres e escravos;
Nós como VRC sentimos hoje as dores do povo? Muita gente da VRC hoje é atraída pela Helenização(poder, prazer, honras, bem estar)
A Teologia da Retribuição de Lucas deve ser passada por nós para a Teologia da Gratuidade de Jesus.
·         Nós somos consagrados ao Reino do Deus da vida?
·         Somos consagrados para viver e testemunhar o Evangelho?
·         Somos consagrados aos irmãos que sofrem?
·         Somos consagrados à vida e à esperança?
·         Somos consagrados ao EVANGELHO, PROFECIA, VIDA COMUNITÁRIA E A ESPERANÇA
Na formação tratar os formandos na perspectiva de que o Reino de Deus é para todos, mesmo aqueles que não irão continuar na Congregação devem sentir que o Reino é também para ele, mas em outro lugar.


Recomendação:
1)      Aquisição do DVD “Em Saídas” Verbo Divino (sobre a VRC)
2)      Atualizar participando do curso bíblico do Centro bíblico Verbo www.cbiblicoverbo.com.br  facebook.com/shigeyuki.nakanose
Facebook.com/cbiblicoverbo
3)      Leitura da revista Edição Pastoral (Paulus)


FORMAÇÃO MISTAGÓGICA
Irmã Annette Havenne
Mistagogia é o modo de acompanhar as pessoas com cuidado e não com trabalho. A rotina religiosa pode acabar com a vida mística. Tenho que sempre me perguntar: “O que venho fazer aqui?” para não perder a mistagogia.

Como estão sendo as minhas relações com os formandos naquilo que mais me dá energia(alegria) e naquilo que mais me dói?

O que mais me machucou na relação com meus formadores?
O que mais machuca os formandos em relação ao seu formador?

Um dos grandes desafios da formação é o bom uso da AUTORIDADE E DO PODER(estudar o texto entregue pela irmã que define a diferença entre: liderança-autoridade-poder na formação.
LIDERANÇA: capacidade que a pessoa tem de animar um grupo, as pessoas, um projeto, uma missão comum. A liderança é participativa, circular. Pode ser exercida por uma pessoa a vida toda. “Ela tem espirito de liderança”.
PODER: é a delegação que um grupo confia a uma ou algumas pessoas, por um tempo determinado. Esse poder pode ser exercido como um serviço ao grupo ou como uma busca de interesses pessoais. O poder é sempre sobre algo(projeto, processo) e não sobre as pessoas. As pessoas eu lidero e assim vou tendo autoridade.
AUTORIDADE: qualidade que emana da pessoa quando ela é coerente, pensa, diz, age e testemunha, exerce a liderança, o poder, de modo autêntico e transparente. Não se perde a autoridade ao deixar uma função. Ninguém pode tirar sua autoridade.
ENFIM: lideramos pessoas, exercemos poder sobre projetos, coisas, processos, e testemunhamos autoridade por nosso modo de liderar e exercer o poder.

PODER SOBRE: eu o uso para controlar as pessoas, as custas de medo, intimidação, etc..
PODER A PARTIR DE DENTRO: abrimos mão do controle para escolher uma atitude de cuidado conosco e com os demais
PODER COM: empoderando outros e descobrindo a compaixão. Eu ajudo cada formando a descobrir que eles também tem poder de.........Assim o espirito de competição é substituído pela colaboração, a compaixão pelos nossos limites e os dos outros, o grupo social se torna uma fraternidade.

QUE FORMAS DE PODER VOCÊ DESCOBRE EM VOCÊ MESMO?
Um dos grandes desafios da formação é o bom uso da autoridade e do poder. “Se Jesus está no meio de nós Ele está como Aquele que serve...ex. da criança..
RECOMENDAÇÃO:
1)      Assistir o filme: Doador de memórias
2)      Ler e refletir a apostila sobre: Liderança, autoridade e poder
3)      Ler a apostila sobre “A partir do Congresso da VRC como reler e redirecionar o processo formativo? Que tipo de modelo eu uso: evangélico? Paternalista? Permissivo? Autoritário?

QUESTÃO:
Em que posso contribuir para a relação tender para o modelo evangélico? Que novas habilidades preciso desenvolver? Que atitudes preciso mudar?
Confiança-escuta-flexivel
INTIMIDADE
Irmã Fátima CRB Nacional

1)      O formador precisa ser uma pessoa: segura, aberta e receptiva, ou seja, saber esperar e ter intervenção oportuna; saber dosar quando do envolvimento pessoal para um distanciamento; saber passar da máxima subjetividade para a máxima objetividade.
2)      Lembrar que o ser humano é mistério e não segredo. Os critérios do formador são os mesmos de Jesus Cristo.
3)      A afetividade passa pelo nosso centro(energias que envolvem nossas relações);
4)      É preciso ter o apoio afetivo da (compreensão, acolhimento, solidariedade, amor, perdão).
5)      Perdão significa: ok vamos continuar caminhando
6)      A intimidade é o nível mais profundo da comunicação, às vezes, falamos de tudo mas não de nós mesmos. A intimidade se dá na confiança, proximidade, afeição, ética.
DIMENSÃO ESPIRITUAL
·         Deus é fonte, é a raiz da vida. Eu tenho intimidade com Deus. Como eu alimento essa intimidade?
·         Intimidade é diferente de convivência. Intimidade é cumplicidade, respeito pelo outro. A intimidade na relação faz o coração arder para haver o encontro.
·         O que me ajuda na intimidade é a experiência eucarística, não somente a celebrativa, mas a prática eucarística.
·         Ter um acompanhamento espiritual, ou seja, ter alguém que me ajude a fazer as pegadas de Jesus na sua vida.
·         Ascese saudável é importante (sofrer, dor, está no DNA)
·         Participação nos sacramentos, sobretudo da confissão;
·         Prática da Lectio Divina
·         Leitura Espiritual
·         Outras devoções
·         Alegria é a expressão da paixão do consagrado.

QUESTÕES
1)      O que falta em nossa relação de intimidade com Jesus que não permite apesar do desejo, que ele incendeie nosso coração, muitas vezes frio, insensível, lento para crer, transformando-o em coração vivo, cheio de fé e confiança?
2)      Será que estamos focados naquilo que não dá certo na nossa vida?
3)      O que nos impede de assumirmos ações concretas em nosso serviço na formação?
4)      Como ajudar a equipe formativa na percepção de que a intimidade com Jesus está vinculado também ao amor-serviço-missão?









CONSIDERAÇÕES FINAIS A NÍVEL PESSOAL
1)      A formação precisa caminhar no sentido:
·         Mistagógico(experiência mistagógica é ajudar os jovens a fazer teologia(experiência de Deus) lá onde eles se encontram (sua história)
·         Travessia a realizar
·         Passar para os formandos a experiência de Deus do formador;
·         O formador deve escutar sua intuição espiritual na relação com os formandos;
·         O formador deve achar sempre o caminho do meio(flexibilidade)
·         A relação com os formandos deve ser de estima(respeitar o formando, acolher os bons desejos que ele traz. Pedir a Deus que me dê a estima por essa pessoa. Respeitá-la no processo e admiração pelos valores que ela tem.
·         O modelo formativo correto é o evangélico(confiança, escuta, flexibilidade)
·         Os formadores devem buscar ser eficazes no que faz(buscar alcançar aquilo que se pode, para alcançar o objetivo, não é necessário fazer tudo)
·         Nesta nossa vida de tantas correrias, será que Jesus consegue nos alcançar para caminhar conosco? (discípulos de Emaús)
·         A grande crise que estamos passando hoje é a crise de fé(relativizamos coisas que não dá para relativizar, por exemplo a fé).
·         Para se chegar a profecia é preciso a mística(mistério). O humano integrado passa pela mística para se chegar a profecia, ou seja, ao anúncio;
·         Nas relações com Deus e com os formandos é preciso se aproximar para chegar a intimidade;
·         Assim como eu tenho experimentado a Graça de Deus na minha vida, eu tenho que ajudar os formandos a experimentarem a Graça de Deus em vossas vidas;
·         Focar na formação a experiência de Deus na vida deles no cotidiano. Um Deus que me chama a vida-a vida cristã, ao apostolado, a experiência de vida fraterna; me chama a integrar minhas memórias para passar a ser um receptor de memórias à doador de memórias.
·         Experiência de Deus é a fé que dá base a integração da pessoa;
·         Antes do jovem se apaixonar pelo nosso carisma e missão, deve-se trabalhar inicialmente nele o apaixonamento por Cristo e pelo seu Reino.
·         A responsabilidade da formação não é minha, mas é de toda a congregação;


NOVA EQUIPE DE COORDENAÇÃO DA CONFERENCIA DOS RELIGIOSOS DE MACEIÓ SE REUNIU ONTEM PELA PRIMEIRA VEZ

A nova equipe de coordenação da CRB(Conferência dos Religiosos do Brasil) núcleo Maceió eleita nesta última Assembleia do mês de outubro, se reuniu ontem no Recanto Sagrado Coração. A reunião foi para fazer a programação da CRB para 2016, pois a mesma deve ser enviada ao Regional Recife o quanto antes para entrar no calendário 2016 do Regional. A nova equipe é composta por: Irmã Cida(Filhas do Sagrado Coração) coordenadora; Irmã Gemma(Filhas de São José de Pinerolo) secretária; padre Sérgio (Somasco) tesoureiro; e Irmã Dilza(Filhas de Namur) representante da equipe na ampliada Recife.  
1) A primeira atividade desta nova equipe será para o dia 05 de dezembro deste ano ainda um Encontro com todos os religiosos(as) do núcleo Maceió para: "REPASSE DO SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMADORES(AS) DE FORTALEZA" ocorrido neste mês de outubro. Bem como a proposta da criação de uma EQUIPE DE REFLEXÃO DE FORMADORES DO NÚCLEO. O local deste evento será no Colégio Nossa Senhora do Amparo, frente a praça Centenária. O horário será das 08:00h às 12:00h com almoço partilhado. 

2) Para o ano de 2016 ficou definido que as atividades irão começar em fevereiro com dois eventos: 
   1º) DIA 13\02  reunião com a equipe vocacional da CRB núcleo no colégio N.S.Amparo às 09:00h 
         para organizar a programação de animação vocacional da CRB para o ano de 2016;
   2º) DIA 20\02 ENCERRAMENTO DO ANO DA VIDA RELIGIOSA CONSAGRADA núcleo 
         Maceió com um "DIA DE ESPIRITUALIDADE E A SANTA MISSA" cujo tema será sobre o 
         "Ano da Misericórdia". O local será o Recanto Sagrado Coração das 08:00h às 15:00h. A missa
         de encerramento do Ano da Vida Religiosa será ao final do encontro, ou seja, às 15:00h.

Obs: Posteriormente será enviado as comunidades religiosas toda a programação do núcleo pensada e definida nesta reunião ocorrida no dia de ontem.



sábado, 17 de outubro de 2015

CONFERÊNCIA DOS RELIGIOSOS DE MACEIÓ SE REUNIRAM EM ASSEMBLEIA ELETIVA NO DIA DE HOJE

A Conferência dos Religiosos de Maceió esteve reunida hoje em Assembleia Eletiva na casa de retiro das Irmãs do Sagrado Coração de Jesus em Maceió. Participaram 35 religiosos e contou com a presença do Arcebispo D. Antônio Muniz que assessorou o encontro com uma bonita Lectio Divina de Mc8,22 a Mc10,52. Houve também a eleição da nova equipe coordenadora do núcleo de Maceió. Irmã Cida (Irmãs do Sagrado Coração de Jesus) foi eleita a coordenadora. Também fazem parte da equipe de coordenação: Irmã Gemma(Irmãs de São José de Pinerolo), Pe. Sergio (Somascos) e Irmã Dilza (Filhas de Namur). A primeira reunião com a nova equipe foi marcada para o dia 29 de outubro e o objetivo desta reunião será definir a programação da CRB de Maceió para o ano de 2016. 









terça-feira, 13 de outubro de 2015

PARÓQUIA N.S. DA GUIA REALIZOU NESTE DIA 12 O DIA DAS CRIANÇAS NO CONJUNTO LUIZ GONZAGA

Várias pastorais sociais da paróquia Nossa Senhora da Guia, como Oratório Miani, Vicentinos, Grupo de Jovens, Pastoral da Criança, estiveram presentes animando a tarde da criançada no Luiz Gonzaga no dia de ontem. Muitas brincadeiras, doces, lanches preparados pela pastoral da criança e  Vicentinos. Queremos agradecer muito as doações de brinquedos e doces de toda a comunidade paroquial e também a presença da Agenda 21 que esteve conosco neste dia festivo. Os brinquedos como não foram muitos os arrecadados deixamos para distribui-los na época do Natal Solidário com mais brinquedos que iremos arrecadar, pois assim nenhuma criança ficará sem ganha-los. Que São Jerônimo Emiliani, pai dos órfãos interceda por todas as crianças do mundo inteiro e por todas as iniciativas em favor dos pequenos. AMÉM!  VEJAM AS FOTOS NO BLOG













domingo, 11 de outubro de 2015

O C.J.S (CONVIVÊNCIA DA JUVENTUDE SOMASCA) DO MÊS DE OUTUBRO TERMINA COM A MISSA PARA AS CRIANÇAS

O C.J.S (Convivência da Juventude Somasca) do mês de outubro encerrou-se neste domingo com a missa para as crianças comemorando o dia das crianças e com o almoço em seguida. Foi um momento bastante agradável. Esse C.J.S tem ajudado aos jovens a discernir o chamado de Deus para suas vidas. Rezemos por estes que estiveram conosco neste final de semana e os que não puderam comparecer. 





JOVENS DO C.J.S PARTICIPARAM ONTEM A NOITE NO RETIRO DE JOVENS NA COMUNIDADE SANTA APOLÔNIA

Depois de participarem da missa na comunidade de Santa Terezinha, os jovens do C.J.S (Convivência da Juventude Somasca) estiveram na comunidade de Santa Apolônia. Nesta comunidade participaram da santa missa, logo após um momento de louvor com os jovens participantes do retiro e finalizando a noite com um bonito momento de Adoração e Benção do Santíssimo. Domingo estarão na missa com as crianças na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Guia, comemorando também o dia das crianças junto a catequese da Paróquia.



JOVENS DO C.J.S ESTIVERAM CELEBRANDO A MISSA NA COMUNIDADE SANTA TEREZINHA

Ontem a tarde padre Sérgio e os jovens que estão participando do C.J.S (Convivência da Juventude Somasca) deste final se semana estiveram celebrando a santa missa na comunidade de Santa Terezinha. Foi um momento de solidariedade e renovação da fé, da esperança e da caridade para com os mais simples e necessitados de nossa sociedade.


sábado, 10 de outubro de 2015

ESTE FINAL DE SEMANA NO SEMINÁRIO SOMASCO DE SATUBA ACONTECE O C.J.S (Convivência da Juventude Somasca

Começou ontem a noite o C.J.S (Convivência da Juventude Somasca) com a presença de 4 jovens William de Satuba, Wagner de Palmeira dos Índios, Rafael de Maceió, Leandro de Teotônio Vilela. Ontem a noite foi passado um vídeo: "Despertar dos sonhos" refletindo o chamado pessoal que Deus faz a cada um de nós. Hoje, após ter iniciado o dia com a Leitura Orante da Bíblia do Evangelho do domingo, a comunidade se reuniu para um momento de formação, e o tema é o mesmo que padre Sergio está acompanhando o seminarista Israel. Este mês de outubro a formação está centrada no tema da Oração. Oração a partir de nossa tradição somasca pelas CCRR e pela "Nossa Oração" que era a oração que São Jerônimo rezava. Após o almoço o grupo estará participando de duas missas em duas comunidades carentes e de um encontro com os jovens da Santa polônia durante a noite.

domingo, 4 de outubro de 2015

ALMOÇO HOJE FOI NA CASA DE GRANDES AMIGOS EM SANTO ANDRÉ-SP

Hoje estivemos na casa de uma família que amamos muito. D. Jandira, sr. Iui e do nosso irmão Hélio. Deus abençoe esta linda família e a todas as famílias do mundo inteiro!