NOSSA MISSÃO NO BRASIL: "50 ANOS DE PRESENÇA"

 
 RIO DE JANEIRO-RJ
 
Os padres Heitor Giannella e Michele Pietrangelo chegaram no Rio de Janeiro em 14 de dezembro de 1962. Durante o Concílio Vat.II, o Cardeal Dom Jaime Barros de Câmara convidou os Somascos para virem em missão ao Rio de Janeiro. Inicialmente, os religiosos hospedaram-se no seminário São José, alguns meses depois, em 12 de março de 1963, assumiram a Paróquia Cristo Redentor, nesta época já contavam com a presença dos junioristas Líbero Zappone e Marino Nati que tinham vindo da Itália em 17 de janeiro de 1963. "O Pe. Michele foi na cidade procurar as camas para que tivéssemos condições de dormir...trouxeram 3 camas e 3 colchões: nenhum travesseiro...quando por volta das 18:00h os junioristas foram para o seminário, ficamos em dois na casa. Tomamos pão com mortadela queijo, utilizando talheres que talvez nem os pobres teriam usado, rimos muito, pois não perdemos o bom humor, graças a Deus! Fizemos um pequeno passeio e fomos dormir cansados. Por volta das 23:00h, porém, estávamos acordados andando pela casa: os colchões sujos e velhos, que provinham de um depósito para os pobres, os mosquitos numerosíssimos e terríveis e o calor insuportável não nos permitiam dormir. Novamente rimos muito e de pigiama sentamos na calçada, falando de coisas próximas e distantes. A coragem e o bom humor não nos faltavam" (livrinho pe. Enzo Campagna,crs)
 
 
50 anos depois, em 14 de dezembro de 2012, apesar de não estarmos mais no Rio de Janeiro, nós somascos fomos lá(onde tudo começou) celebrar 50 anos de presença no Brasil. (estamos vivendo atualmente o "Jubileu Somasco-50 anos de missão no Brasil). Vejam algumas fotos tiradas dessa nossa viagem ao Rio de janeiro em dezembro de 2012.
 Neste dia 14 de dezembro de 2012 visitamos o "Cristo Redentor" inspiração para a escolha oficial do nome de nossa Vice-Província no Brasil. (Vice-Província do Brasil Cristo Redentor). Alguns religiosos somascos de fora estiveram presentes como: padre Geral(Franco Moscone), padre Michele(Provincial Romano), por muito tempo, antes de nos tornarmos vice-província éramos um "comissariado" pertencente à Província de Roma, onde padre Michele era nosso provincial. Também estiveram presentes irmão Mário(italiano) trazendo o padre Ticiano que hoje(06/04/2013) comemora 60 anos de Vida Religiosa. Também estiveram presentes, além dos somascos daqui do Brasil, os padres João Maria e Domênico, ex-somascos que hoje estão na diocese de São José do Rio Preto e Bragança Paulista respectivamente.
Celebramos os 50 anos na paróquia Cristo Redentor que foi nossa quando chegamos ao Rio de Janeiro e na capela de São Jerônimo, existente até hoje. Nesses dois lugares tivemos a santa missa presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro D.Orani e a renovação dos votos simples do juniorista Evandro Tesini.


 Irmão Evandro, diante de nosso padre Geral Franco Mosconi renova os votos simples por mais 3 anos.
Lá encontramos com as irmãs da caridade de Madre Tereza que estiveram lá quando os somascos chegaram ao Brasil. E encontramos também na capela de São Jerônimo algumas lideranças da comunidade do tempo da chegada dos primeiros padres somascos, inclusive do padre Américo que na época "jovenzinho" foi acompanhado por eles por muito tempo na comunidade com muitos trabalhos pastorais e relacionados ao carisma somasco.
 
Se você quer aprofundar na história dos Somascos no Brasil acesse o link abaixo:
No mês de julho deste ano será lançado um livro elaborado por Pe. Enzo que vai contar a história dos Somascos no Brasil nestes 50 anos de forma mais aprofundada.
 
 
UBERABA-MG
 
Em Uberaba-MG os somascos chegaram em 29 de julho de 1963 a pedido do Arcebispo Dom Alexandre Amaral. Logo os Religiosos iniciaram um trabalho importante junto aos meninos internos do "Abrigo de Menores", que eram em número de 47 e encontravam-se em péssimas condições. No mesmo tempo os padres assumiram o compromisso pastoral da capela N.Sra das Graças, N.Sra Aparecida da Vila Arquelau e das capelas rurais de Santa Rosa e de Itiguapira que até então estavam sob os cuidados dos Religiosos Dominicanos. Aos 15 de dezembro de 1964 teria o início da Paróquia N.Sra das Graças tendo como primeiro pároco o padre Heitor Giannella, auxiliado pelos padres Luiz Stella e Nicolau Ruggi.  (livrinho pe. Enzo Campagna,crs)
 
Veja como está nos tempos atuais a realidade dos Somascos em Uberaba-MG:
 
A comunidade religiosa de Uberaba está composta da seguinte forma com a seguinte realidade:
 
COMUNIDADE RELIGIOSA E VOCACIONAL:
Pe. Almir: (Coordenador da comunidade religiosa, diretor do CEFOP e da Casa de Guadalupe, responsável pela formação inicial dos seminaristas e pároco).
Pe. Alessandre: vigário paroquial, ajudante no CEFOP e Casa de Guadalupe.
Ir.Evandro: juniorista, se preparando para os votos perpétuos, fazendo também a etapa de magistério da nossa Congregação, ajudante na formação dos seminaristas, pedagogo na Obra de Guadalupe, e faz trabalhos pastorais na paróquia N.S.Graças(catequese, música...)
Casa formativa/vocacional: atualmente nossa comunidade vocacional, ou aquilo que chamamos de aspirantado ou propedêutico está firmada em Uberaba. Atualmente contamos com 3 jovens fazendo a experiência vocacional: André, Caique e Lucas.
 
1) Temos uma escola de ensino técnico para jovens e adultos(Cefop-Centro de Formação Profissional São Jerônimo Emiliani). É um projeto da Associação Beneficente e Cultural São Jerônimo que tem como objetivo qualificar adolescentes, jovens e adultos para mercado de trabalho. Sendo uma ONG, a Instituição realiza parcerias com o setor público e privado, secretarias municipais como a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS) e Secretaria da Educação, empresas parceiras que acreditam no projeto e colaboradores que contribuem direta e indiretamente com a Instituição.
Desde sua inauguração em agosto de 2006, o CEFOP já encaminhou muitos adolescentes e jovens para o mercado de trabalho com o programa Trabalhador Aprendiz, e oportunizou a recolocação de muitos adultos, melhorando sua auto estima e qualidade de vida.
O CEFOP dispõe de uma excelente estrutura com salas e oficinas equipadas, máquinas e ferramentas para a prática dos cursos, salas com projetor de multimídia e DVD, laboratório de informática com computadores modernos e projetor de multimídia, biblioteca informatizada, auditório para palestras e reuniões, além de um ambiente agradável para os alunos na hora do intervalo na lanchonete e na praça da escola
.
   


 
Paróquia N.Sra das Graças composta pela matriz e por 2 comunidades ou capelas: N.Sra Aparecida, N.Sra de Guadalupe. O pároco é o padre Almir, filho da terra, entrou nos somascos com 12 anos de idade. Já foi provincial, conselheiro da Congregação. Exerce também atualmente o papel de coordenador do M.L.S (Movimento dos Leigos Somascos da Vice-Província do Brasil).
 
 
Casa de Gualalupe, é uma obra sócio-educativa que atende mais de 100 crianças/adolescentes durante o dia. Na foto está pe. Almir.
Esta é a capela de dentro da Casa(obra) de guadalupe, onde os funcionários, educadores, comunidade religiosa e vocacional fazem suas orações e missas diárias
Esta é a casa religiosa, onde moram os 3 religiosos e os vocacionados(3 jovens). Esta residência é dentro da Casa de Guadalupe(obra). A parte de cima estará sendo reestrutuada para acolher os vocacionados que chegam.
Pe. Almir celebrando e palestrando para as crianças e adolescentes da obra de Guadalupe.
Na quadra esportiva da Casa de Guadalupe, é festa de páscoa infantil. As crianças recebem os presentes. é bom lembrar também que em Uberaba trabalham junto conosco as Irmãs Ursulinas de São Jerônimo(ramificação femenina da Congregação). Elas também uma obra com crianças e adolescentes na periferia de Uberaba.
André a esquerda, Lucas ao meio e Caique a direita. Esses são os 3 vocacionados, todos estão estudando(ensino médio). Tendo concluido esta fase(aspirantado e postulantado vão para o noviciado na Itália, depois o pós-noviciado e faculdade filosofia, teologia e/ou outros cursos é realizado em Satuba-Alagoas.
Caique junto à imagem de N.Sra das Graças, a direita catequizanda
A direita Ir. Evandro, um dos responsáveis pela formação desses jovens seminaristas.
Momento de oração das crianças/adolescentes juntamente com os religiosos, seminaristas, educadores e funcionários. Esse momento é realizado todos os dias para iniciar e terminar as atividades.
Outros religiosos participantes da vida da comunidade de Uberaba. Começando pela esquerda: Pe. Enzo, Pe. Carlos, Pe. Sérgio, Pe. Almir, Pe. Arnaldo, Pe. Geraldo. Era a celebração do início do "Ano Jubilar Somasco" em setembro de 2011. Pe. Sergio(vice-provincial) presidiu esta celebração, pois Pe. Américo (Provincial) estava na oportunidade de viagem à Itália.
 
 
Pe. Alessandre, vigário paroquial, natural de Hortolândia-SP, recem-ordenado presbítero, hoje segue em Uberaba.
 
Se você quer aprofundar na história dos Somascos no Brasil acesse o link abaixo:
No mês de julho deste ano será lançado um livro elaborado por Pe. Enzo que vai contar a história dos Somascos no Brasil nestes 50 anos de forma mais aprofundada.
 
 
 
 PRESIDENTE EPITÁCIO-SP
 
Dez anos após a chegada da Congregação Somasca em Uberaba , a mesma recebeu outros convites e, sentindo a necessidade de se expandir, inclusive vocacionalmente, abriu-se campo em Presidente Epitácio-SP assumindo a única paróquia da cidade na ocasião: "São Pedro"; além da paróquia , a Congregação iniciou com o Pe. Pedro, seguido depois pelos outros somascos, um projeto: "Casa Marta" em convênio com a prefeitura local e outros seguimentos da sociedade para acolher os moradores de rua: "Trecheiros"  e dependentes químicos.  Hoje essa Obra está nas mãos dos leigos que constituiram uma Comunidade Religiosa inspirados na espiritualidade de São João Batista. Atualmente os somascos, com os religiosos atuais apoiam espiritualmente essa obra: missas, aconselhamentos,confissões,etc.
 
Outra obra constituida em Epitácio, "menina dos olhos" da sociedade epitaciana: "Espaço Criança"(obra sócio-educativa que atende atualmente mais de 100 crianças/adolescentes diariamente. Esta obra até pouco tempo, atendia também crianças e adolescentes em "adoção" e reintegração nas famílias. Eram crianças e adolescentes que moravam conosco na obra, eram encaminhadas pelo Conselho Tutelar da cidade, viviam em situações de risco como: maus tratos, violência e desestruturação familiar. Hoje esse trabalho não existe mais e um dos motivos é a falta de religiosos para tomarem conta deste projeto.
 
Atualmente, além da paróquia São Pedro, da assistência à Casa Marta, do trabalho no "Espaço Criança", os religiosos assumiram também uma outra paróquia que leva o nome do nosso padroeiro São Jerônimo Emiliani. Em 2014 a paróquia São Pedro será entregue a Diocese de Presidente Prudente-SP, por motivo da aposentadoria do atual pároco e não ter outros religiosos disponíveis para essa missão.
 
COMPOSIÇÃO DA ATUAL COMUNIDADE RELIGIOSA:
 
Pe. Enzo: Coordenador da comunidade religiosa; Coordenador da "Obra Espaço Criança";
Pe. Pedro: Cooperador da "Obra Espaço Criança";
Pe. Atílio: Pároco na paróquia São Pedro;
Pe. Francisco: Pároco na paróquia São Jerônimo Emiliani;
Pe. Vicente: Vigário paroquial nas paróquias São Jerônimo Emiliani e São Pedro.
 
Além desses serviços, a comunidade se organiza em outros como: confissões, assitência aos leigos(Movimento dos Leigos Somascos), aconselhamentos espirituais, promoções vocacionais com a juventude da cidade, etc...
 
 VEJAM AS FOTOS DO CARISMA SOMASCO EM PRESIDENTE EPITÁCIO-SP
  

 A comunidade religiosa celebrando a eucaristia na paróquia São Jerônimo Emiliani. Á esquerda está o Pe. Vicente, seguido por Pe.Enzo(presidente desta celebração), Pe.Pedro e Pe. Francisco.
 Os Somascos animam a juventude em preparação à Jornada Mundial da Juventude
Pe. Enzo acolhendo uma das crianças atendidas na Obra Espaço Criança
 Casa Religiosa situada na Obra "Espaço Criança" onde vivem:
Pe.Enzo, Pe.Pedro, Pe. Francisco, Pe. Attilio, Pe. Vicente
 Entrada da Obra Espaço Criança: à direita a secretaria da obra, ao fundo a esquerda a cozinha e o salão comunitário de onde servem as refeições, festas eventos e as oficinas pedagógicas.
Capela Maria Mãe dos Órfãos na Obra Espaço Criança,
 missas são celebradas semanalmente para as crianças, funcionários, familiares e religiosos
 Obra Espaço Criança, ao fundo uma casa que, outrora era casa de acolhida
 para os orfãos, hoje é usada para abrigar os religiosos somascos.
 Paróquia São Pedro, primeira obra de missão em Presidente Epitácio, hoje Pe. Attilio é o pároco
 Pe. Enzo com as crianças da Obra Espaço Criança se preparando para fazer uma apresentação
              Interno da Paróquia matriz de São Jerônimo Emiliani, onde Pe. Francisco é o Pároco
 Missa de instituição da paróquia São Jerônimo e de posse do pároco Francisco. A esquerda, pe. Américo(nosso provincial); seguido por pe. Tiago(paróquia vizinha-Sagrada Família); depois Pe.Francisco, o pároco; logo O Bispo da Diocese de Presidente Prudente-SP que presidia a santa missa; em seguida Pe. Enzo.
                            Pe.Francisco com a juventude da paróquia São Jerônimo Emiliani
Missa de Crisma dos jovens na paróquia São Pedro. Atrás estão: a esquerda, Pe. Attilio(pároco), no centro o bispo de Presidente Prudente-SP e a esquerda Pe. Francisco
                   Pe. Francisco e uma das criancinhas das famílias pertencentes à paróquia São Jerônimo
                              Pe. Francisco a esquerda e Pe.Vicente a direita, recém ordenado.
Pe. Pedro, um dos pioneiros de nossas obras somascas no Brasil, começou sua missão no Brasil no "Abrigo de Menores" em Uberaba-MG e hoje, depois de sua aposentadoria como pároco na paróquia São Pedro, ajuda na Obra Espaço Criança.
Casa Marta(Obra que acolhe moradores de rua e dependentes químicos)
 
Interno da Casa Marta
 
 
 Pe. Attilio, 60 anos de Vida Consagrada e 50 de Vida Sacerdotal.  
Hoje é pároco da paróquia São Pedro.


Se você quer aprofundar na história dos Somascos no Brasil acesse o link abaixo:
No mês de julho deste ano será lançado um livro elaborado por Pe. Enzo que vai contar a história dos Somascos no Brasil nestes 50 anos de forma mais aprofundada.

 
SANTO ANDRÉ-SP
 
Em 1976, com a necessidade de oferecer uma boa teologia aos seminaristas, tendo feito um bom trabalho vocacional em Uberaba, os jovens precisavam continuar os estudos, a formação, porém em maiores centros. A Congregação foi então, para Santo André-SP, onde assumiuos a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, hoje redividida, os somascos ficaram com a parte mais pobre, ou seja,  a Paróquia Mãe de Deus e dos Órfãos; Mas a chegada em Santo André foi difícil. "Os Somascos resolvem atuar na Grande São Paulo. Não chegam facilmente em Santo André.. Antes tentam várias possibilidades(Valinhos-SP, Mauá-SP, ...). Chegam a ficar um ano na Paróquia Santo Antônio na cidade de São Caetano do Sul-SP. Por fim, Dom Cláudio Hummes, recém chegado na diocese os convida para Santo André onde assumem a Paróquia N. S. do Rosário. No final de 1976 é o Pe. Libero Zappone que dá atendimento à Paróquia até que recebe a nomeação de pároco. Em 22 de fevereiro chega da Itália o diácono Enzo Campagna e no dia 07 de março chega de Presidente Epitácio o Pe. Domenico Cristofano, os dois religiosos tornam-se membros desta Comunidade".







 
 
 
 
Também em Santo André-SP os somascos, posteriormente assumiram duas Casas de acolhida para meninos e meninas de rua, e mais um projeto sócio-educativo com crianças de periferia chamado: "Arte na Vila". Hoje a comunidade religiosa conta com a paróquia Mãe de Deus e dos Órfãos e as seguintes capelas: São Jerônimo, Sagrada Familia, Sagrado Coração, São José, São João Batista, Nossa Senhora Auxiliadora. O trabalho com os meninos de rua e o projeto "Arte na Vila" não existem mais, pois devido a falta de estrutura e de religiosos esses trabalhos foram fechados. Mas atualmente, além da paróquia, temos o "Nucleo São Jerônimo" que é uma obra sócio-educativa que atende diariamente em torno de 180 crianças.
 

Composição da comunidade religiosa:

 

Pe. Carlos:  pároco da paróquia Mãe de Deus e dos Órfãos, coordenador da comunidade, membro do Conselho da Vice-Provincia;

Pe. Geraldo: Coordenador da obra: Núcleo São Jerônimo;

Pe.Paolo:   Vigário paroquial.

 

Além do trabalho que fazem na animação dos leigos(Movimento dos Leigos Somascos), promoção vocacional com a juventude, apoio nas obras e paróquia, etc...

 

VEJAM AS FOTOS DO CARISMA SOMASCO EM SANTO ANDRÉ:
 
                                            Núcleo São Jerônimo, educadores  e as crianças
                            Padre Paolo indo celebrar a santa missa em uma das comunidades

       Ordenação diaconal de Vicente Batista, em fevereiro de 2012 na Igreja

matriz Mãe de Deus e dos Órfãos, hoje Vicente já é sacerdote
 Pe. Paolo e Pe. Geraldo no trabalho com a juventude(2 desses jovens estão no seminário em Uberaba e um outro foi em Campinas, mas saiu no ano passado)
 Pe.Francisco, na época que era pároco em Santo André(2011).

 Hoje é pároco em Presidente Epitácio-SP.
               Na comunidade religiosa pe. Paolo e pe. Geraldo num momento de cafézinho

                    Santa missa na matriz Mãe de Deus e dos Órfãos onde Pe. Carlos é o pároco
 Na antiga Igreja matriz Mãe de Deus e dos Órfãos,

 hoje local de encontros com as pastorais e celebrações durante a semana.
    Pe. Alessandre, ao fundo, no trabalho com a juventude em 2011.

Hoje ele está em Uberaba-MG
                        Núcleo São Jerônimo, momento de dinâmica com um dos educadores da Obra.
         Pe. Carlos, pároco e coordenador da comunidade,

celebrando a santa missa na Igreja matriz
 Pe. Geraldo, diretor do Núcleo São Jerônimo

celebrando a missa na matriz Mãe de Deus e dos Órfãos
  Momento de procissão da matriz e das comunidades,

  durante a semana santa pelas ruas dos bairros da paróquia.
                                       Os jovens encenam a santa ceia na quinta-feira santa

Pe.Paolo com os seminaristas. À esquerda aspirante Lucas, em seguida o hoje noviço Aluísio e a direita o também noviço Paulo. Ambos os noviços fazem noviciado na Italia.
                Pe. Carlos durante a santa missa, em um momento especial de adoração ao Santíssimo




 

 

Obs: Em Santo André estão também as Irmãs Ursulinas de São Jerônimo que trabalham na periferia de Santo André junto aos somascos. Elas estão na coordenação de duas obras com crianças e  adolescentes carentes.

 

Se você quer aprofundar na história dos Somascos no Brasil acesse o link abaixo:


No mês de julho deste ano será lançado um livro elaborado por Pe. Enzo que vai contar a história dos Somascos no Brasil nestes 50 anos de forma mais aprofundada.


CAMPINAS-SP

"Em 1986, foi a vez de Campinas, um início de uma longa caminhada neste espaço que aos poucos foi se transformando em vários projetos: Sede da Vice-Província; Sede da Mantenedora dos Projetos Sociais no Brasil, isto é, a Associação Beneficente e Cultural São Jerônimo; a Casa São Jerônimo e o Centro Profissionalizante Emiliani; a paróquia São Jerônimo Emiliani; a casa de formação que esteve sujeita a muitas mudanças:aspirantado, postulantado, noviciado latino-americano, pós-noviciado; São realidades que foram crescendo e tomando vulto e definindo a identidade somasca em Campinas;".

 

Atualmente está um pouco diferente: o que mudou? Já não existe mais a Casa São Jerônimo e o Centro Profissionalizante Emiliani fechados há dois anos atrás e um dos motivos foram a falta de religiosos e leigos engajados para assumirem essas duas obras.

 

A formação também mudou. Campinas já não é mais casa formativa, pois a formação inicial: aspirantado, postulantado foram deslocados para Uberaba-MG e para Satuba-AL; o noviciado é latino-americano na Colômbia e por ora é também italiano em Somasca de onde estão dois de nossos noviços brasileiros atualmente; o pós noviciado será em Satuba-AL com os estudos de filosofia e teologia em Maceió-capital de Alagoas, a 22 km de Satuba.

 

Composição da comunidade religiosa de Campinas:

Pe. Américo: Provincial, coordenador da comunidade religiosa e o coordenador geral das vocações da Vice-Província;

Pe.Arnado: pároco da paróquia São Jerônimo Emiliani

Irmão Caetano: terminando o último ano de teologia, ajuda na animação vocacional e trabalhos pastorais na paróquia.

 

Além destes trabalhos, ambos os religiosos animam também os leigos(Movimento dos Leigos Somascos) e na animação juvenil, etc..



VEJAM AS FOTOS DDO CARISMA SOMASCO NESTA COMUNIDADE:

Pe. Américo no dia da celebração de seus 50 anos de Vida Religiosa
Assembléia Somasca em janeiro de 2013
Congregação reunida em novembro de 2011 com a Ir.Marian (presidente da CRB)
Congregação reunida em Campinas novembro 2011 com a Ir.Marian(CRB) tendo a presente de Pe.José Antônio(Vice Geral vindo de Roma para este encontro.
Missa de Ordenação diaconal de Alessandre na paróquia Sâo Jerônimo 2011
Ir.Evandro com as crianças e adolescentes na Casa São Jerônimo
Apresentação do grupo de capoeira da Casa São Jerônimo
Apresentação das crianças Festa do Folclore  Casa São Jerônimo
Atividade da Casa São Jerônimo com as crianças(cultivar hortaliça)
Encontro do SAV (Serviço de Animação Vocacional) religiosos e leigos
Encontro do SAV(Serviço de Animação Vocacional) Ir.Ursulinas de São Jerônimo, Ir.N.S.Misericórdia e o religioso Caetano
Celebração da "Pedra Fundamental"  da Paróquia São Jerônimo(Pe.Sergio e Pe.Américo)
Missa de lançamento da Pedra Fundamental da Paróquia São Jerônimo e missa de despedida de Pe.Sergio que estava de viagem para uma nova missão na Itália.Com a presença do Arcebispo de Campinas D.Bruno Gamberini e Pe. Enzo
Missa de crisma dos jovens com a presença do Arcebispo D.Bruno Gamberini. A esquerda Pe.Enzo, seguida de Pe.Sergio(pároco) e a direita Pe.Arnaldo.
Missa de lançamento da Pedra Fundamental da Igreja São Jerônimo e despedida de Pe.Sérgio(pároco) que estava de partida em missão para a Italia. Concelebrando a direita: Pe.Américo, Pe.Enzo, Pe.Sergio, Pe.Carlos e os diáconos Arnaldo e João Vicente. Pe. Sergio dava a benção final, sua última benção nesta comunidade.
Após a missa de lançamento da Pedra Fundamental da Igreja. Pe.Carlos, Pe.Sergio e Pe.Américo, os que viriam a ser no futuro o Conselho da Vice-Província com o padre Américo sendo o provincial.
Reunião de catequese infantil com as crianças e catequistas da paróquia São Jerônimo.
Local do encontro: Seminário.
Confraternização dos religiosos, leigos, seminaristas durante o último capítulo
da Vice-Província da Congregação no Brasil em 2010
Apresentação de capoeira das crianças na Casa São Jerônimo
Missa do padroeiro São Jerônimo 08 de fevereiro. Entrega do calendário pastoral aos agentes de pastorais por Pe. Sergio(pároco), Pe.Arnaldo e Pe.Enzo.
Assembléia Paroquial São Jerônomo em 2010. Local: Seminário
Acampamento da Casa São Jerônimo. Na foto estão Ir.Evandro, Pe.Sergio, e os educadores
Frente do Seminário São Jerônimo. A direita secretaria da vice-província;
a esquerda a capela e no meio ao fundo a entrada com a sala de visita.
Crianças da Casa São Jerônimo, educadores e religiosos
Encontro dos somascos com a Ir.Marian(Presidenta da CRB-Conferência dos Religiosos do Brasil)
Missa durante o capítulo da congregação em 2010. Centro pe.Enzo, provincial, a esquerda: Pe.Américo, próximo provincial, e a direita pe. Almir, provincial anterior ao pe.Enzo.
Assembleia Somasca em janeiro de 2013
Jovens e seminaristas organizam após a santa missa, a missa de Corpus Christi do dia seguinte.
Pe. Arnaldo, atual pároco da paróquia São Jerônimo Emiliani
Pe.Atílio, Pe. Francisco, Pe.Arnaldo, Pe.Carlos, religioso Vicente, seminarista Paulo, Ir.Hélio na santa missa durante o último capítulo da Congregaão em 2010.
Missa no seminário com os seminaristas, religiosos e o grupo de jovens crismandos
Apresentação cultural da Casa São Jerônimo durante o último capítulo da Congregação em 2010, a frente de braços erguidos pe.Franco Moscone, nosso superior geral que tem sua sede em Roma.
Almoço das crianças na Casa São Jerônimo
Centro Social Maria Mãe dos Órfãos da paróquia São Jerônimo
Momento de descontração, durante a Assembléia Somasca. A direita pe. Francisco,
no meio pe.Américo(provincial) e a esquerda pe. Almir
Momento de descontração durante o último capítulo da Congregação em 2010. A direita pe. Américo, seguida Pe.Vicente, Pe. Geraldo, Pe. Carlos, Pe. Sergio e Pe. Almir à esquerda.
Durante o almoço no Capítulo da Vice-Província 2010. Pe. Attilio a direita, seguida Paulo, seminarista no centro e Bruno seminarista a esquerda.
Durante a Assembleia Somasca. A esquerda religioso Caetano e a direita a secretária da vice-Província e leiga do Movimento dos Leigos Somascos, Beth.
Missa dos 50 anos de Vida Religiosa de Pe. Américo no rito do lava-pés,
tradicional nos ritos festivos de nossa Congregação
Nova Igreja de São Jerônimo construida recentemente e que hoje falta acabamento interno.
Missa dos 50 anos de Vida Religiosa do pe. Américo durante o gesto do lava-pés
Missa de votos perpétuos dos religiosos Caetano e Vicente no gesto do lava-pés
Centro Social Maria Mãe dos Órfãos  e ao longe a Igreja São Jerônimo em construção
Centro Social Maria Mãe dos Órfãos com atendimentos na área médica: odontologia, psicologia, médica, advogacia, psico-pedagogia, oftalmologia, acupuntura, etc..
 
 
Se você quer aprofundar na história dos Somascos no Brasil acesse o link abaixo:


No mês de julho deste ano será lançado um livro elaborado por Pe. Enzo que vai contar a história dos Somascos no Brasil nestes 50 anos de forma mais aprofundada.








SATUBA-AL 
Sentindo a necessidade de trabalhar mais nas vocações, os somascos com seu "Conselho" começaram a discernir a possibilidade de abrir uma nova frente de missão em algum lugar do Brasil. Tendo convidada a Ir.Marian(Presidente da CRB-Conferência dos Religiosos do Brasil) para um momento de espiritualidade no mês de novembro de 2011 em Campinas com todos os religiosos da Vice-Província no Brasil, com a presença também do padre José Antônio(Vigário Geral proveniente de Roma), e depois de ter apresentado os resultados de um trabalho prévio elaborado pelo Conselho Vice-Provincial sobre os "mal-estar" de nossa Congregação somasca no Brasil e refletido sobre os mesmos, tanto na dimensão da mística-cruz, como na vida comunitária e na missão, Ir. Marian nos incentivou a abrir uma nova frente de missão na região do nordeste do Brasil(de onde tem vindo mais vocações atualmente). Pensamos em Alagoas por causa da presença de um seminarista Aluísio que poderia nos mostrar a possibilidade de nos instalarmos na sua região de origem. Pe.Sergio em nome do Conselho Vice-Provincial juntamente com Aluísio foram visitar e conhecer a região por duas vezes(uma em 2010 e outra em 2011). Depois do reconhecimento da área e de muitos debates e possibilidades durante as reuniões do Conselho, a Congregação decidiu abrir essa frente de missão em Satuba-AL, perto da capital Maceió, o que facilitaria para futuros estudantes nas faculdades. Pe. Sergio tendo obtido uma licença pastoral por um ano foi enviado pela Congregação e seu Conselho a começar essa experiência em terras nordestinas. 
 
 No dia 05 de fevereiro de 2013 chegaram em Maceió Pe. Sergio juntamente com o Provincial Pe. Américo, onde os mesmos foram recebidos pelo padre Alex que estava prestando assistência na cidade de Satuba até a chegada dos somascos. Foram instalados na casa paroquial da Igreja Nossa Senhora da Guia de Satuba. A proposta é que pe.Sergio estivesse neste primeiro ano de 2013 sozinho, mas com a vinda esporádica de alguns religiosos que viriam por algumas semanas para um momento de convivência comunitária, mas também de ajudar a "olhar", "reconhecer" e "avaliar" a área de missão, pois ficou definido que no próximo capítulo da Congregação que acontecerá no final do ano de 2014 os religiosos fariam uma avaliação para ver a permanência ou não da missão em Alagoas.
 
Estava contemplado no projeto também, de que em 2014, os noviços Aluisio e Paulo que estão na Itália atualmente fazendo o "noviciado"(uma das etapas de formação), fariam o pós-noviciado em Satuba. Desta forma, a partir de 2014 Satuba, cerca de 20 km de Maceió se tornaria uma comunidde de pós-noviciado com os estudos de filosofia, teologia e/ou outros. Também a comunidade seria vocacional(aspirantado e postulantado) para os jovens da região nordeste/norte.
 
 
COMPOSIÇÃO DA EXPERIÊNCIA PASTORAL EM 2013:
Pe. Sergio(administrador paroquial da paróquia N.S.Guia) e promotor vocacional
 
VEJAM AS FOTOS RELACIONADAS AO NOSSO CARISMA EM SATUBA:

 Momento de formação com a comunidade toda quinta-feira às 19:00h

 Casa Paroquial (andar de cima) onde reside o padre Sergio.
Abaixo é salão paroquial e ao lado esquerdo da casa está a Igreja N.S.Guia
 Semana Santa, via-sacra pelas ruas da cidade animada pelos jovens
 Igreja matriz de N.S. da Guia
 Chegada de pe.Sergio e pe. Américo no dia 05/03 na casa paroquial
sendo acolhidos por D.Linda(funcionária da casa)
 Visita de Pe. Vicente(foto junto aos jovens) após a missa dominical
 Dia de Bote Fé na Juventude começou com um passeio ciclístico e terminou com a missa campal para os jovens seguido de um show com a Banda Serafins

 
 1ª reunião com a comunidade de Satuba 05/02/2013
 Visita de Pe. Sergio a vocacionados e a família do noviço Aluísio


 
Se você quer aprofundar na história dos Somascos no Brasil acesse o link abaixo:


No mês de julho deste ano será lançado um livro elaborado por Pe. Enzo que vai contar a história dos Somascos no Brasil nestes 50 anos de forma mais aprofundada.








NOVICIADO - ITÁLIA
 
Aluísio e Paulo fazem noviciado em Somasca na Itália. O período é por um ano. Em 2014 os dois retornam ao Brasil para iniciarem uma nova etapa de formação, chamada de juniorato ou pós-noviciado. Esse local será em Satuba-AL.
 
Hoje são cinco noviços na Italia(Australiano, Italiano, EUA, e os dois brasileiros). Paulo é o 3º da esquerda. Aluísio é o 1º da direita. O mestre dos noviços é o padre Mino(Italiano) é o 3º da esquerda.
Cidade de Somasca onde acontece o noviciado. Somasca é a casa mãe da Congregação no mundo inteiro. Foi aqui que São Jerônimo Emiliani, nosso fundador se inspirou para iniciar a obra, na época a congregação se chamava: "Companhia dos Servos dos Pobres". Hoje Congregação Religiosa dos Somascos ou Clérigos Regulares de Somasca.


 
OUTROS
 
 
Celebração dos 500 anos de libertação de São Jerônimo. 2011 a 2012 ANO JUBILAR SOMASCO
Romaria a Aparecida do Norte, pe Sergio e os formandos
Cidade de Somasca(Itália) onde nasceu a Congregação Religiosa Somasca
Ordenação sacerdotal de Vicente na cidade de Francisco Xavier-SP(cidade natal)
Cidade de Veneza(Itália) onde nasceu São Jerônimo Emiliani nosso fundador
Retiro dos religiosos somascos na cidade de Nossa Senhora da Abadia no triângulo mineiro, em função da comemoração do Ano Jubilar Somasco-500 anos da libertação de São Jerônimo
Retiro dos religiosos somascos na cidade de Nossa Senhora da Abadia no triângulo mineiro, em função da comemoração do Ano Jubilar Somasco-500 anos da libertação de São Jerônimo
Retiro dos religiosos somascos na cidade de Nossa Senhora da Abadia no triângulo mineiro, em função da comemoração do Ano Jubilar Somasco-500 anos da libertação de São Jerônimo
 
 
Se você quer aprofundar na história dos Somascos no Brasil acesse o link abaixo:


No mês de julho deste ano será lançado um livro elaborado por Pe. Enzo que vai contar a história dos Somascos no Brasil nestes 50 anos de forma mais aprofundada.
ou





Nenhum comentário:

Postar um comentário