sexta-feira, 22 de março de 2013

PROJETO "AGENDA 21- DE OLHO NO MEIO AMBIENTE"

A Petrobrás desenvolve alguns projetos sociais pelo Brasil que são frutos de foruns internacionais como por exemplo da "Eco Rio 92" e a "Rio + 20".Daí nasceu o projeto: "Agenda 21-De olho no ambiente".
Pe.Sergio participou de uma reunião na cidade de Satuba ontém dia 21 as 09:30h na casa "Melhor idade", onde se reuniram lideranças de vários seguimentos da sociedade satubense. A proposta foi apresentar a população um projeto social para a cidade organizado pela Petrobrás.  Esse projeto deve ser construido pela comunidade composta por lideranças de vários seguimentos que queiram abraçar a causa. Ele visa atender as necessidades mais urgentes da região, transformá-las em projeto destinado a pedido de verbas proveniente da Petrobrás. A "Agenda 21" segue a seguinte metodologia:
1º passo: trabalho de conscientização da população em relação ao projeto;
2º passo: capacitar e remunerar agentes jovens para ir às casas para que as famílias respondam um questinário contendo perguntas sobre as necessidades mais urgentes do povo de Satuba;
3º passo: Formar uma equipe para sintetizar as respostas dos questionários(tabulação) e extrair dai algumas temáticas importantes de acordo com as necessidades da população, convidando pessoas especializadas nas áreas para vir a cidade e debater com a sociedade essas várias temáticas. Em 2007, por exemplo, foi feito um trabalho parecido com este de onde se extraiu as maiores necessidades da população transformadas, posteriormente em temáticas como: educação, saúde, meio ambiente, emprego e renda, infraestrutura.
4º passo: formar uma comissão que, a partir das temáticas elabore um projeto enviado a Petrobrás para que em parceria com a prefeitura municipal de Satuba e demais seguimentos(Igreja, comércio, empresários, etc), possa ser executado depois das liberações de verbas para tal projeto.
5 passo: esperar a liberação da verba pelos editais da Petrobrás, ou seja, ela diante dos vários projetos encaminhados vai escolher os melhores, ou seja, os que ela percebeu, sobretudo que a população da cidade está mesmo disposta abraçar tal projeto.
Em 2007 foi iniciado um projeto: "De olho no meio ambiente" de onde chegou-se a tabulação das várias necessidades da população como foram elencadas acima: educação, saúde, meio ambiente, emprego e renda e infraestrutura. Mas o projeto parou na elaboração do Projeto destinado a Petrobrás, por falta de interesse e compromisso por parte das lideranças, segundo o levantamento feito pelos responsáveis da "Agenda 21".
Agora, estamos retomando e esperamos sensebilizar a população. Na próxima semana dia 26 continuaremos debatendo o projeto com as lideranças. No dia 06 de abril os diretores da Petrobrás responsáveis diretos pela "Agenda 21" virão a Satuba para uma discussão com a população.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário