sábado, 19 de abril de 2014

HOMILIA DE PADRE SÉRGIO DA SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO



Queridos irmãos e irmãs, é a morte do ressuscitado que celebramos.  Neste dia somos chamados a contemplar na cruz de Jesus o mistério de amor infinito por nós, a experimentar o poder da cruz e da morte redentora de Jesus(poder do amor que transforma o coração das pessoas)(Redenção=transformação)
Se o grão de trigo que cai na terra não morre, não gera vida nova, temos que aprender essa lição do grão de trigo é um oferecer-se constante para que o outro cresça, é um aprender a derramar as lágrimas na hora certa.
Eu mesmo tenho aprendido muito de Deus que todos os dias Ele me ensina que os encontros mais bonitos com Deus acontecem na rua. Às vezes, o cansaço me leva sempre a usar o carro, Deus tem me mostrado que tenho perdido muitas oportunidades de encontra-lo na rua. Esses dias encontrando com uma senhora catadora de papelão ela contava a sua história da mãe idosa e muito doente, ela cuidava da mãe sozinha, e saia pra trabalhar o dia para sustentar a mãe. Quando a mãe faleceu, no dia do velório, perguntaram para ela: por que você não está chorando a morte da sua mãe? Ela respondeu: é porque já derramei todas as minhas lágrimas junto a minha mãe, quando ela chorava de dor eu também chorava junto...
Precisamos percorrer o caminho da paixão de Cristo, que é o caminho em que Cristo continua sofrendo e sendo crucificado, desprezado, ainda hoje. Eu fico muito preocupado quando nós enquanto Igreja temos tantas iniciativas bonitas de retiros espirituais, grupos de jovens, grupos de vivência, com o nomes: Deus seja adorado, ou Quero adorar-te Senhor, ou Louvemos ao Senhor, ou Jesus é a minha vida, quando Jesus continua crucificado em Maceió na cidade mais violenta do Brasil, quando Jesus continua sendo crucificado na cidade de Satuba numa cidade onde tantas vidas de jovens são ceifadas por causa das drogas.
Como e onde nós estamos adorando, louvando e glorificando a Deus hoje ? quando esse mesmo Deus em Jesus  se faz presente nas calçadas das ruas sujo, maltrapilho, fedendo a cachaça e as drogas, ou chorando a perda de um filho, ou a falta de trabalho, de moradia, ou sendo discriminado por não estar dentro dos padrões que a sociedade quer.
Se alguém me quiser servir, siga-me; e onde eu estiver, ali estará também o meu servo” (Jo 12,26). Há um caminho, um trilho no seguimento de Jesus. Todos nós queremos, mas nem sempre sabemos como fazer e nem se estamos fazendo

Que o poder da cruz de Cristo possa tocar de fato, nossos corações para que possamos nos deixar conduzir pelo amor que vem desta cruz redentora. Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário