sábado, 9 de agosto de 2014

PARÓQUIA N.S.GUIA INICIA ESTE FINAL DE SEMANA O "PROJETO GRÃO DE MOSTARDA"

Paróquia Nossa Senhora da Guia
Arquidiocese de Maceió-Satuba
PROJETO GRÃO DE MOSTARDA
"O Reino dos céus é como um grão de mostarda que um homem plantou em seu campo. Embora seja a menor entre todas as sementes, quando cresce, torna-se uma das maiores plantas e atinge a altura de uma árvore, de modo que as aves do céu vêm fazer os seus ninhos em seus ramos". Mateus 13,31-32
OBJETIVO GERAL: Promover a unidade entre as pastorais da paróquia e entre o corpo místico de Jesus Cristo que é a Igreja, valorizando com isso, a pastoral de conjunto e orgânica, para que assim, possamos continuar de forma organizada, a missão ou o pastoreio de Jesus Cristo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1-      Motivar os membros das pastorais;
2-      “Voltar ao primeiro amor”, resgatar motivações iniciais pelas quais participa desta ou daquela pastoral, movimento, etc..;
3-      Resgatar a dimensão vocacional do cristão católico enquanto Igreja;
4-      Tornar mais conhecido tal movimento ou pastoral na comunidade;
5-      Incentivar outras pessoas que sentem o chamado para ingressar em tal pastoral, movimento, etc..;

METODOLOGIA:
1-      Através da oração semanal por aquela pastoral, movimento, etc..;
2-      Começa sempre na missa dominical e termina no sábado seguinte;
3-      Esse momento de oração se dará nas programações já existentes na comunidade durante a semana, ou seja, (missa do domingo, missa da saúde, RCC, terço dos homens, Adoração ao Santíssimo e missa, missa mariana e vocacional do sábado, nos outros momentos da semana em que as pastorais ou movimentos se reúnem como a Legião de Maria, Apostolado da Oração, catequese, reuniões pastorais, etc..
4-      Durante a semana de oração, poderá haver também algum testemunho sobre o trabalho desta pastoral; bem como uma explanação do que seja tal pastoral, movimento, etc.;
5-      Durante a semana de oração, outras iniciativas poderão ser criadas em prol daquela pastoral ou movimento, a favor da Igreja;
6-      Esse projeto será concluído no dia 23 de novembro na grande festa Cristo Rei, festa da unidade, de conclusão de mais um ano litúrgico.



                                                             ______________________________________
                                                           Paróquia Nossa Senhora da Guia
                                                            Arquidiocese de Maceió
                                                       Satuba-AL




PROGRAMAÇÃO DAS PASTORAIS, MOVIMENTOS...

MÊS DE AGOSTO

DATA
MÊS
PASTORAL\MOVIMENTO...
10 a 16
Agosto
Legião de Maria
17 a 23
Agosto
Apostolado da Oração e Oficina de Oração
24 a 30
Agosto
Catequese
31\08 a 06\09
Agos\Set.
Dízimo



MÊS DE SETEMBRO

DATA
MÊS
PASTORAL\MOVIM.
31\08 a 06\09
Agos\Sete.
Dízimo
07 a 13
Setembro
Renovação Carismática
14 a 20
Setembro
Homens do Terço
21 a 27
Setembro
Romeiros
28\09 a 04\10
Set\Out.
Vicentinos e toda ação social(Semana Social)
      


MÊS DE OUTUBRO

DATA
MÊS
PASTORAL\MOVIM.
28\09 a 04\10
Set\Out.
Vicentinos e toda ação social(Semana Social)
05 a 11
Outubro
Meio Ambiente
12 a 18
Outubro
Eucaristia: Acólitos, Ministros da Eucaristia, Sacristã, Liturgia  (Semana Eucarística)
19 a 25
Outubro
Educação
26\10 a 01\11
Out\Nov.
Juventude



MÊS DE NOVEMBRO


DATA
MÊS
PASTORAL\MOVIM.
26\10 a 01\11
Out\Nov.
Juventude
02 a 08
Novembro
Ministérios de Música
09 a 15
Novembro
Pastoral da Criança
16 a 22
Novembro
Batismo
23
Novembro
FESTA CRISTO REI – Festa da Unidade

                 INICIAMOS O PROJETO PELA SEMANA DE ORAÇÃO À LEGIÃO DE MARIA
                                    
Uma Associação formada por leigos, que tem como fim a glória de Deus, pela santidade de seus membros, através de oração e por um trabalho de apostolado em favor do próximo.
O sistema legionário hoje espalhado por todo o mundo,tem se mostrado eficaz para ajudar o Católico a praticar sua fé.
A reunião semanal é o coração donde jorra para as veias e artérias o sangue vivificante, fonte de luz e de energia. Para o legionário, a reunião é o lugar em que a Mãe Santíssima está à sua espera, e onde amigos verdadeiros e fiéis agrupam-se à sua volta; um lugar para descansar e renovar as forças, após o fiel cumprimento da tarefa que lhe foi confiada. Na reunião da Legião, um lugar onde o amor sincero consegue sobreviver às dificuldades, o ambiente de oração e amor a Deus e ao próximo é pleno de apoio e estímulo para combater o desânimo, as incompreensões, a ingratidão, o medo do ridículo, o cansaço, a monotonia e, por vezes, o aparente insucesso. Entre os membros da Legião, a reunião é um lugar em que a opinião alheia é ouvida e respeitada com caridade.
Na reunião se aprende a rezar, a se basear não nos próprios esforços e atividades, mas na graça divina e no apoio do irmão, que é canal de amor e graça.


LEGIÃO DE MARIA A SERVIÇO DA IGREJA
INTRODUÇÃO
O trabalho primordial da Legião de Maria é a visita domiciliar a todas as pessoas, de qualquer crença ou religião, católicos praticantes ou até indiferentes.
Como estão a serviço da Igreja e do Pároco, os legionários atuam nas diversas Pastorais, por todo o território nacional

ALGUNS EXEMPLOS:
1. TRABALHO COM AS FAMÍLIAS
Visitas e revisitas às famílias, entronização dos Sagrados Corações de Jesus e Maria; reza do terço em família, nas ruas, em praça públicas e rodoviárias; realização de Novenas de Natal e Campanha da Fraternidade, Via-Sacra nas casas e ruas; Círculos Bíblicos.

2. PASTORAL CARCERÁRIA
Visitas às cadeias públicas e delegacias, rezando o terço e outras orações, fazendo reflexão do Evangelho, distribuindo jornais, revistas e folhetos católicos, além de medalhas, terços e mensagens.

3. TRABALHO SOCIAL
Ensino de corte e costura; recadastramento de idosos junto ao INSS; acompanhamento de documentos para aposentadoria e marcação de consultas; alfabetização de adultos e aulas de higiene pessoal e moral; ajuda em mutirão de moradias populares; assistência jurídica a legionários e pessoas carentes.

4. PASTORAL DA SAÚDE
Visitas e assitência a doentes nos lares e hospitais, muitas vezes, levando a sagrada comunhão; prestação de serviços domésticos; ajuda nos banhos e alimentação de doentes; visitas a abrigos de Idosos e Casa de Apoio e Assistência a portadores do HIV, Crianças com Câncer; assistência a parturientes, acompanhamento do sacerdote a visita a doentes; Missa dos Enfermos - preparo e transporte dos doentes.

5. PASTORAL DA CATEQUESE
Catequese a crianças, jovens e adultos nas Paróquias - Comunidades - nos lares, hospitais, escolas - preparo para Primeira Comunhão, Batismo, Crisma.

6. TRABALHO COM GRUPOS ESPECIAIS
Legionários fazem contatos com viciados em drogas, prostitutas, moradores de rua e alcoólatras, organizam reuniões, ajudam em casas de recuperação e visitam as famílias dos atendidos.

7. PASTORAL DA ESPERANÇA
Visitas a velórios, com encomendação de corpos, reza do terço ou reflexões bíblicas; visitas a famílias enlutadas.

8. PASTORAL DA LITURGIA
Preparo de Missas, Celebrações e Hora Santa, Celebrações da Palavra onde não há padres.

9. PASTORAL DA COMUNICAÇÃO
Trabalho em Rádios locais, com divulgação do terço e reza do Ofício de Nossa Senhora ou reflexões bíblicas.

10. PASTORAL DA CRIANÇA
Visita, pesagem, orientação de mães, distribuição de multi-mistura, etc...

11. TRABALHOS DIVERSOS
Apostolado: em pontos comerciais e indústrias; no Cemitério, no Finados; Legalização de casamentos; Cursos para noivos; Boa Imprensa: distribuição de folhetos, revistas e jornais católicos, terços, Medalhas Milagrosas; Coordenação de Grupos de Rua; Trabalho Voluntário em: creches, abrigos, asilos, orfanatos.

A TODOS, DE ALGUM MODO, QUE ESTÃO NECESSITADOS DE UMA PALAVRA DE CONFORTO, DE ESPERANÇA, DE SOLIDARIEDADE (MT 25), OS LEGIONÁRIOS PROCURAM LEVAR UMA MENSAGEM DO EVANGELHO, ATENDENDO AO PEDIDO DE JESUS QUE DISSE: "IDE E PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA" (MT 16,15).


Nenhum comentário:

Postar um comentário