sexta-feira, 30 de outubro de 2015

PADRE SERGIO PARTICIPA DE SEMINÁRIO NACIONAL PARA FORMADORES EM FORTALEZA

Pe. Sergio esteve representando os religiosos somascos da Vice-Província do Brasil, no SEMINÁRIO NACIONAL PARA FORMADORES E FORMADORAS, nos dias 22 a 26 de outubro na cidade de Caucaia, cidade metropolitana de Fortaleza-CE. Esse evento marcou uma das várias iniciativas da Conferência dos Religiosos do Brasil neste ano da Vida Religiosa Consagrada. Cerca de 150 religiosos formadores e formadoras de todo Brasil estiveram presentes. O tema do Seminário foi: "O encontro que faz arder o coração" e o lema: "Ele os alcançou e se pôs a caminhar com eles" Lc24,15.

A prioridade do Seminário foi a pessoa do(a) formador(a), no entanto outros assuntos relevantes foram refletidos como por exemplo: a relação do(a) formador(a) com o(a) formando(a) e a pessoa do(a) formando(a). 

Para ajudar nas reflexões destas temáticas foram convidados assessores que trabalharam os seguintes assuntos:

·         Caminho aberto para o próximo.....dialogando com o Evangelho de Lucas com padre Shige Nakanase;
·         Formação Mistagógica, enquanto experiência de Deus, com a Irmã Annette Havenne;
·         Intimidade como nível mais profundo da comunicação, com a Irmã Fátima.

"Foi uma oportunidade muito grande de partilhar as alegrias, esperanças, gratidões, desafios com outros formadores também. O encontro foi, mas do que teorias, experencial, e isso ajudou bastante a colocarmos os pés no chão de nossas realidades e tocar em assuntos prioritários. Foi um grande impulso e incentivo a continuar a caminhada da formação como missão e não como tarefa simplesmente." Pe.Sergio

Pe. Sergio fez questão de viajar a Fortaleza de ônibus por motivos financeiros e também por querer conhecer o sertão nordestino, tão sofrido com a falta de chuvas. 

VEJA ABAIXO DAS FOTOS: UM RESUMO QUE PADRE SERGIO FEZ DO CONTEÚDO DO SEMINÁRIO. QUEM SABE POSSA ACENDER ALGUMA LUZ PARA AQUELES QUE LEREM E QUE ESTÃO NESTE PROCESSO OU A CAMINHO.









SEMINÁRIO NACIONAL PARA FORMADORES E FORMADORAS
CAUCAIA-FORTALEZA-CEARÁ
22 A 26 DE OUTUBRO DE 2015

CAMINHO ABERTO PARA O PRÓXIMO
Dialogando com o Evangelho de Lucas
PALESTRA Pe. Shige Nakanase

1)Antes do Conc.Vat.II fomos entendendo que Deus está somente no céu e a VRC entendeu assim, foi formada assim (leis, doutrinas, um Deus intimista, um Deus da Retribuição).
2)Depois do Conc.Vat.II Deus está no meio de nós. Ele se revela na história. A bíblia não é mais leitura fundamentalista, mas a partir da realidade do povo.

A VRC hoje é chamada a rezar a Lectio Divina e é preciso contextualizar antes, por exemplo:
·         Mc (70 Dc) escreveu para galileus (Galileia);
·         Mt (85Dc) escreveu para os Sírios Judeus);
·         Lc (90Dc) escreveu para Asia Menor (Gentios-não circuncidados, Judeus helenistas(nasceram na diáspora);
·         Jo (95-100 Dc) escreveu para grupos mistos na Asia Menor
Os evangelhos são condicionados por diferentes realidades (Contextos).
A bíblia é a experiência de cada comunidade à luz de Cristo Ressuscitado.

O Evangelho de Lucas
Realidade(não partilhavam; cobrança de impostos, violência, maldição contra os ricos, o o homem rico e pobre lázaro, exclusão, etc.. quem participa da comunidade de Lucas são pobres e escravos;
Nós como VRC sentimos hoje as dores do povo? Muita gente da VRC hoje é atraída pela Helenização(poder, prazer, honras, bem estar)
A Teologia da Retribuição de Lucas deve ser passada por nós para a Teologia da Gratuidade de Jesus.
·         Nós somos consagrados ao Reino do Deus da vida?
·         Somos consagrados para viver e testemunhar o Evangelho?
·         Somos consagrados aos irmãos que sofrem?
·         Somos consagrados à vida e à esperança?
·         Somos consagrados ao EVANGELHO, PROFECIA, VIDA COMUNITÁRIA E A ESPERANÇA
Na formação tratar os formandos na perspectiva de que o Reino de Deus é para todos, mesmo aqueles que não irão continuar na Congregação devem sentir que o Reino é também para ele, mas em outro lugar.


Recomendação:
1)      Aquisição do DVD “Em Saídas” Verbo Divino (sobre a VRC)
2)      Atualizar participando do curso bíblico do Centro bíblico Verbo www.cbiblicoverbo.com.br  facebook.com/shigeyuki.nakanose
Facebook.com/cbiblicoverbo
3)      Leitura da revista Edição Pastoral (Paulus)


FORMAÇÃO MISTAGÓGICA
Irmã Annette Havenne
Mistagogia é o modo de acompanhar as pessoas com cuidado e não com trabalho. A rotina religiosa pode acabar com a vida mística. Tenho que sempre me perguntar: “O que venho fazer aqui?” para não perder a mistagogia.

Como estão sendo as minhas relações com os formandos naquilo que mais me dá energia(alegria) e naquilo que mais me dói?

O que mais me machucou na relação com meus formadores?
O que mais machuca os formandos em relação ao seu formador?

Um dos grandes desafios da formação é o bom uso da AUTORIDADE E DO PODER(estudar o texto entregue pela irmã que define a diferença entre: liderança-autoridade-poder na formação.
LIDERANÇA: capacidade que a pessoa tem de animar um grupo, as pessoas, um projeto, uma missão comum. A liderança é participativa, circular. Pode ser exercida por uma pessoa a vida toda. “Ela tem espirito de liderança”.
PODER: é a delegação que um grupo confia a uma ou algumas pessoas, por um tempo determinado. Esse poder pode ser exercido como um serviço ao grupo ou como uma busca de interesses pessoais. O poder é sempre sobre algo(projeto, processo) e não sobre as pessoas. As pessoas eu lidero e assim vou tendo autoridade.
AUTORIDADE: qualidade que emana da pessoa quando ela é coerente, pensa, diz, age e testemunha, exerce a liderança, o poder, de modo autêntico e transparente. Não se perde a autoridade ao deixar uma função. Ninguém pode tirar sua autoridade.
ENFIM: lideramos pessoas, exercemos poder sobre projetos, coisas, processos, e testemunhamos autoridade por nosso modo de liderar e exercer o poder.

PODER SOBRE: eu o uso para controlar as pessoas, as custas de medo, intimidação, etc..
PODER A PARTIR DE DENTRO: abrimos mão do controle para escolher uma atitude de cuidado conosco e com os demais
PODER COM: empoderando outros e descobrindo a compaixão. Eu ajudo cada formando a descobrir que eles também tem poder de.........Assim o espirito de competição é substituído pela colaboração, a compaixão pelos nossos limites e os dos outros, o grupo social se torna uma fraternidade.

QUE FORMAS DE PODER VOCÊ DESCOBRE EM VOCÊ MESMO?
Um dos grandes desafios da formação é o bom uso da autoridade e do poder. “Se Jesus está no meio de nós Ele está como Aquele que serve...ex. da criança..
RECOMENDAÇÃO:
1)      Assistir o filme: Doador de memórias
2)      Ler e refletir a apostila sobre: Liderança, autoridade e poder
3)      Ler a apostila sobre “A partir do Congresso da VRC como reler e redirecionar o processo formativo? Que tipo de modelo eu uso: evangélico? Paternalista? Permissivo? Autoritário?

QUESTÃO:
Em que posso contribuir para a relação tender para o modelo evangélico? Que novas habilidades preciso desenvolver? Que atitudes preciso mudar?
Confiança-escuta-flexivel
INTIMIDADE
Irmã Fátima CRB Nacional

1)      O formador precisa ser uma pessoa: segura, aberta e receptiva, ou seja, saber esperar e ter intervenção oportuna; saber dosar quando do envolvimento pessoal para um distanciamento; saber passar da máxima subjetividade para a máxima objetividade.
2)      Lembrar que o ser humano é mistério e não segredo. Os critérios do formador são os mesmos de Jesus Cristo.
3)      A afetividade passa pelo nosso centro(energias que envolvem nossas relações);
4)      É preciso ter o apoio afetivo da (compreensão, acolhimento, solidariedade, amor, perdão).
5)      Perdão significa: ok vamos continuar caminhando
6)      A intimidade é o nível mais profundo da comunicação, às vezes, falamos de tudo mas não de nós mesmos. A intimidade se dá na confiança, proximidade, afeição, ética.
DIMENSÃO ESPIRITUAL
·         Deus é fonte, é a raiz da vida. Eu tenho intimidade com Deus. Como eu alimento essa intimidade?
·         Intimidade é diferente de convivência. Intimidade é cumplicidade, respeito pelo outro. A intimidade na relação faz o coração arder para haver o encontro.
·         O que me ajuda na intimidade é a experiência eucarística, não somente a celebrativa, mas a prática eucarística.
·         Ter um acompanhamento espiritual, ou seja, ter alguém que me ajude a fazer as pegadas de Jesus na sua vida.
·         Ascese saudável é importante (sofrer, dor, está no DNA)
·         Participação nos sacramentos, sobretudo da confissão;
·         Prática da Lectio Divina
·         Leitura Espiritual
·         Outras devoções
·         Alegria é a expressão da paixão do consagrado.

QUESTÕES
1)      O que falta em nossa relação de intimidade com Jesus que não permite apesar do desejo, que ele incendeie nosso coração, muitas vezes frio, insensível, lento para crer, transformando-o em coração vivo, cheio de fé e confiança?
2)      Será que estamos focados naquilo que não dá certo na nossa vida?
3)      O que nos impede de assumirmos ações concretas em nosso serviço na formação?
4)      Como ajudar a equipe formativa na percepção de que a intimidade com Jesus está vinculado também ao amor-serviço-missão?









CONSIDERAÇÕES FINAIS A NÍVEL PESSOAL
1)      A formação precisa caminhar no sentido:
·         Mistagógico(experiência mistagógica é ajudar os jovens a fazer teologia(experiência de Deus) lá onde eles se encontram (sua história)
·         Travessia a realizar
·         Passar para os formandos a experiência de Deus do formador;
·         O formador deve escutar sua intuição espiritual na relação com os formandos;
·         O formador deve achar sempre o caminho do meio(flexibilidade)
·         A relação com os formandos deve ser de estima(respeitar o formando, acolher os bons desejos que ele traz. Pedir a Deus que me dê a estima por essa pessoa. Respeitá-la no processo e admiração pelos valores que ela tem.
·         O modelo formativo correto é o evangélico(confiança, escuta, flexibilidade)
·         Os formadores devem buscar ser eficazes no que faz(buscar alcançar aquilo que se pode, para alcançar o objetivo, não é necessário fazer tudo)
·         Nesta nossa vida de tantas correrias, será que Jesus consegue nos alcançar para caminhar conosco? (discípulos de Emaús)
·         A grande crise que estamos passando hoje é a crise de fé(relativizamos coisas que não dá para relativizar, por exemplo a fé).
·         Para se chegar a profecia é preciso a mística(mistério). O humano integrado passa pela mística para se chegar a profecia, ou seja, ao anúncio;
·         Nas relações com Deus e com os formandos é preciso se aproximar para chegar a intimidade;
·         Assim como eu tenho experimentado a Graça de Deus na minha vida, eu tenho que ajudar os formandos a experimentarem a Graça de Deus em vossas vidas;
·         Focar na formação a experiência de Deus na vida deles no cotidiano. Um Deus que me chama a vida-a vida cristã, ao apostolado, a experiência de vida fraterna; me chama a integrar minhas memórias para passar a ser um receptor de memórias à doador de memórias.
·         Experiência de Deus é a fé que dá base a integração da pessoa;
·         Antes do jovem se apaixonar pelo nosso carisma e missão, deve-se trabalhar inicialmente nele o apaixonamento por Cristo e pelo seu Reino.
·         A responsabilidade da formação não é minha, mas é de toda a congregação;


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