DISCERNIMENTO
VOCACIONAL JUNTO ÀS JUVENTUDES
NO
CONTEXTO ATUAL
Uma das influências que
muito afeta a opção vocacional na Vida Religiosa é o hedonista, que, do grego
hedone, quer dizer “prazer”. O contexto atual acentua a busca pelo prazer como
a essência da felicidade, acima dos demais valores, de busca pela
estética, uma aparência superficial.
Soma-se a essa busca
estética o desafio que implica na influência de um mundo globalizado
configurando uma sociedade complexa que introduz novos elementos culturais, modificando
rapidamente seus costumes, hábitos, valores, e com eles as opções vocacionais e
projetos de vida.
COMPREENSÃO SOBRE
JUVENTUDES
E ALGUMAS
CONSEQUÊNCIAS DO CONTEXTO ATUAL
Duas abordagens:
1) Dimensão
cronológica do termo juventude
2) Concepção
social que alonga tal fase para benefício de uma parcela da sociedade
O termo juventude surge
como fase de preparação para o mercado de trabalho. Essa construção
terminológica não mostra preocupação com o jovem enquanto pessoa, pois é um
termo instrumentalizante, priorizando a necessidade do mercado.
Outra definição é a
baseada na dimensão cronológica e não na fase. No Brasil, a questão cronológica
é alargada, passando dos 24 para os 29 anos de idade, criando posturas
“juventudocêntrica” de uma sociedade imatura, que deseja perpetuar a
adolescência e a juventude, negando a etapa adulta, fazendo com que os jovens
fiquem sem referências.
Entretanto, no mundo
juvenil pela sua diversidade cultural e social, muitos autores marcam esse
caminho com o termo juventudes, pois mesmo que o termo juventude fale de
coletividade, compreendemos que existem várias coletividades. O termo juventude
não dá conta, em nossa concepção, de retratar as particularidades existentes no
mundo juvenil, pois falar de jovens que estão em situação de rua não é a mesma
coisa que falar de jovem da classe média, juventude estudantil, trabalhista e
outras mais. É preciso compreender esses contextos para sabermos como ajudar no
discernimento e opção vocacional de quem nós propomos acompanhar.
CULTURA VOCACIONAL E DISCERNIMENTO VOCACIONAL
É preciso pensar um
futuro para os jovens, um projeto de vida, considerando o contexto presente
numa perspectiva que favoreça o discernimento e o acompanhamento vocacional. A
cultura é o que se converte em sistema e tradição, sendo expressão da
identidade de um povo. Tem valores subjetivo e objetivo que dão significado à
sua vida.
A teologia é um dos
componentes da cultura vocacional que ajuda a compreender essa construção de
valores que edificam verdades e projetos de vida. Uma teologia vocacional deve
ser traduzida numa vivência concreta e que tenha estes elementos: a mentalidade
afetiva e a práxis. A mentalidade
vocacional é a representação da imagem de Deus que a pessoa vai assimilando ao
longo de sua vida. Cada pessoa expressa, nas relações, a imagem de Deus que
acredita. Acreditar que a iniciativa do chamado vocacional é de Deus é uma
verdade teológica, porém como interpreto este chamado contém um nível de
influência do contexto e como vou assimilando as diversas propostas do sistema.
É preciso saber discernir o que é de fato vocacional, ou seja, o que é chamado
de Deus, enquanto inspiração divina, que se dá diante de uma apelo concreto, e
o que são contaminações da história pessoal, contexto que gera uma imagem
religiosa de conveniência com uma busca pela felicidade e realização pessoal
desvinculada do coletivo(hedonismo).
Portanto, reduzir o
projeto pessoal sem o aspecto missionário é infantilizar a teologia vocacional.
Esse chamado é para participar da obra da redenção. Tal mistério vem ao
encontro da história pessoal com seus limites e virtudes. O projeto vocacional
é um projeto pascal, implicando em renúncias e discernimento diante dos sinais dos
tempos. No discernimento, mais do que abandonar projetos, deve-se encontrar
sentido nas perdas e adversidades que esse caminho contém, entendendo que a
vida vale a pena quando doada.
Artigo;
Frei Rubens da Mota(OFMC). Revista Convergência abril 2013
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