sexta-feira, 26 de abril de 2013

ACOMPANHE O TESTEMUNHO VOCACIONAL DO NOVIÇO DAVID

TESTEMUNHO VOCACIONAL
As palavras reúnem multidões e comovem, o testemunho converte
(Dom Hélder Camara)
“É de comum acordo entre teólogos e estudiosos da Sagrada Escritura, como também, entre pessoas simples que Deus age na história pessoal de cada um, realizando o seu projeto de Amor, como fizera na vida de Moisés, Abraão, Maria... Nos nossos dias não é diferente, Deus continua chamando homens e mulheres para trabalhar em sua vinha, e chama-os na sua história pessoal de vida, em outra palavras, a história de salvação passa pela história humana “minha historia é historia de salvação”.
Podemos confirmar a ação salvífica de Deus na nossa história, como também na história de outros, como a dessejovem (veja a foto), que descobriu o chamado de Deus, em sua vida, em sua história, para ser um mensageiro do Evangelho, um sinal do Amor de Deus para o mundo”. (noviço Aluísio apresentando o jovem David)
Sou David Antônio Romero, tenho 25 anos, tenho cinco irmãos, nasci em San Juan Nonualco, uma pequena Cidade, a 50km de San Salvador no pais El Salvador(Centro América).  O fato de ter nascido em uma cidade pequena, com a maioria da população católica me ajudou a formar a minha base, ou princípios cristãos, porser filho de uma cidade Latina Americana, onde o catolicismo é forte, era impossível para mim não ser católico, não ter o senso de pertença a Igreja Católica. Este momento era muito importante para mim, mas, por razão da minha pouca idade (apenas oito anos), era impossível, reconhecer, tal importância. Todavia, estava dando os primeiros passos, formando a base do que sou hoje.
Devo lembrar, que quando tinha cinco anos meu papai morreu!  Foi um momento muito difícil para mim, uma criança de apenas cinco anos, viver sem o seu papai. Meu pai era dono de um comércio,(vendia carne), depois de sua morte, minha mãe, assumiu o comércio que, antes era conduzido pelo papai, e, isto fez, com que ela ficasse todo tempo ocupada (atarefada), quando não, viajando para Os Estados Unidos, sem ter o mínimo de tempo para se dedicar a mim e aos meus irmãos.
Assim fui crescendo, no entanto nunca pensei em me envolver com coisas erradas, me envolver com o mal, (Gangues, que eram tantas na minha região.) Sempre pensei: não vou me envolver com coisas erradas, o fato de não ter meu papai, e minha mãe ser ausente, não me faz ser mal, me envolver com coisas erradas. Chegou um momento, que minha mãe, passou a morar nos Estados Unidos e, eu com meus cincos irmãos, ficamos morando sozinhos por cinco anos, meu irmão e eu cuidávamos de nossa irmã, mais nova! Pensava comigo: Vou ser um exemplo para minha irmã! Neste tempo eujánão andava mais na Igreja, gostava de estudar e jogar basquete, e por sinal, era um bom jogador.
Depois de cinco anos, voltei a morar com minha mãe nos Estados Unidos. Estava concluindo o ensino superior ( equivale, o ensino médio no Brasil,), trabalhava ( Vendia tinta para carro), vivia bem!
Pensava: Vou estudar para ser um professor nos Estados Unidos. Vou ter uma família, para dar a ela tudo aquilo, que eu não tive,dar para meus filhos coisas boas! Enquanto trabalhava, descobri, que o gerente da empresa, para a qual trabalhava, era da minha cidade e, mais, era um ex-seminarista franciscano, isso fez com que tivéssemos uma boa amizade. Eu sempre pensava em ser igual a ele: bom, inteligente, amigo, cristão, um homem de fé. Eu dizia: Devo aprender de Carlos Barraza, ele é um exemplo! Vendo seu exemplo voltei a frequentar a missa, agora com 22 anos. Sempre ia à missa na Paróquia São Cirilo de Alexandria. Nesta paróquia conheci o pároco, padre Mario Arroyo, que muito me impressionava a sua homília. Na verdade, eu só ia à missa para escutar a sua homília, de resto não me interessava muito. Todas às vezes que escutava o padre Mario pregando me lembrava do meu tempo de infância, de quando eu andava na Igreja.
Alegrava-me escutar o padre Mário, e comecei a fazer, toda semana, um encontro com o ele ( padre Mario Arroyo, é padre diocesano). Esse padre é um exemplo para mim, ele é um homem cheio de misericórdia, sempre vi nele um sinal do amor de Deus para mim.
Nesteperíodo senti fortemente o chamado de Deus e comecei a frequentar os encontros vocacionais diocesanos, em Houston,Porém não comentava com ninguém, tinha medo, que meus amigos soubesse que eu estava querendo ser padre.
Recordo, de um retiro que, aconteceu em Dallas, fui participar deste retiro com o pensamento de ser padre diocesano, chegando lá encontrei um padre Somasco, Padre Ítalo, Acompanhante vocacional de padres somascos dos Estados Unidos.
Depois de conhecer o Padre Ítalo, encontrei numa sala um livreto com a história de São Jeronimo Emiliani, li aquele livreto e fiquei emocionado, pois a sua história, era semelhante a minha, São Jerônimo ajudou as crianças, pobres e abandonados, as crianças, que não tinham pais. Fiquei curioso para saber mais sobre São Jerônimo, quem era, onde se encontram os padres pertencentes a sua Congregação( padresSomascos). Curioso para saber mais sobre os padres somascos, procurei o padre Ítalo, conversamos muito, abri o meu coração, sem medo de revelar a minha fragilidade, o padre Ítalo me acolheu, como verdadeiro pai. Voltamos a Houston juntos.
O padre Ítalo me convidou para fazer parte de um grupo que se encontrava toda semana, e se chamava “Pizza-prayer–discernment”(pizza-oração–discernimento), um encontro organizado por padre Ítalo. Neste período comecei a pensar em ser padre somasco, não me via como outra pessoa a não ser como um padre somasco.
Ate que padre Ítalo me convidou para morar com ele, fazer uma experiência em sua comunidade religiosa, aceitei e passei a fazer a experiência do aspirantado, recebi um pouco de formação, com o padre Juliano, que também ésomasco e formador, em Houston. Com a experiência na comunidade somasca, foi aumentando o desejo de ser um religioso, assim também como foi ficando claro o discernimento vocacional, já tinha eliminado o pensamento de ser padre diocesano.
Por orientação de padre Juliano deixei de trabalhar para me preparar para o noviciado. Assim me preparei bem para o noviciado, que é a etapa que estou vivendo neste momento. Sou muito feliz, por fazer este discernimento, com a iluminação do Espirito Santo. Foi aqui, no noviciado, que encontrei Aluísio, nos tornamos amigos e partilhamos a nossa história vocacional. Aluísio, acolheu minha história vocacional como um testemunho e, segundo ele deveria ser apresentado à outros jovens, quem sabe assim, possa ajudar a outros a discernir a sua vida, especialmente a vocação consagrada.
Porque eu resolvi ser somasco? São Jerônimo, ajudoutanta gente, especialmente as crianças pobres e abandonadas, foi um homem que viveu de forma autêntica o Evangelho, um homem que promoveu a vida e valores sólidos para tanta gente. Hoje, seus sucessores, os padres somascos, continuam levando avantea sua missão, continuam ajudando a tantos jovens e crianças a se encontrarem na vida.
Digo,eu poderia ser um homem mal, mas Deus me transformou, transformou a minha vida, a minha história, hoje sou um rapaz, um jovem, que escolhi viver para Deus,oferecendo-lhe minha vida e tudo que sou a Ele, a serviço dos abandonados, como fui um dia. A minha historia é semelhante à daquelas crianças, que um dia São Jerônimo cuidou, hoje sou eu que, com a benção de São Jerônimo, a forca do Espirito Santo irei ajudar as tantas crianças e jovens, que sofrem o abandono do amor e da atenção. São Jerônimo Emiliani, rogai por nós e por todas as crianças do mundo inteiro.
David Antônio Romero, tenho 25 anos(noviço somasco proveniente de El Salvador(América Central). Hoje faz a etapa do noviciado em Somasca(Itália)

Nenhum comentário:

Postar um comentário