sábado, 24 de agosto de 2013

A COMISSÃO DA AGENDA 21 E PASTORAL DO MEIO AMBIENTE UNIDOS PARA TRAZER A CIDADE DE SATUBA UMA COOPERATIVA DE RECICLAGEM DE LIXO QUE VÁ BENEFICIAR AS FAMÍLIAS CARENTES

A comissão Pró-Fórum Agenda 21 e mais a alguns membros da Pastoral do Meio Ambiente da Paróquia N.S.Guia estiveram visitando neste sábado pela manhã a COPVILA em Vila Emater(Maceió). A cooperativa de reciclagem de lixo é formada pelos moradores do bairro com o apoio de uma ONG. Sr. Alcides e a Edisângela membros desta ONG e participantes do Projeto Agenda 21 juntamente com a senhora secretária da Cooperativa e moradora da Vila Emater esclareceram o funcionamento da Copvila. Eles contaram a história de luta dos moradores em acreditar nesse projeto. Hoje existem vários projetos apoiando essa iniciativa que ajudam na geração de renda dos catadores e no resgate da auto-estima dos mesmos. Existe, por exemplo na Vila uma "creche" que atende as crianças das trabalhadoras da Cooperativa. A maioria são mulheres, pois quase todas  são em sua casa a mãe e o pai de seus filhos. As trabalhadoras participam de um projeto vindo da Holanda de um teatro que contam a história de luta desses moradores e trabalhadores da Copvila. Elas recebem muitos convites para se apresentarem em vários lugares, inclusive em teatros da cidade de Maceió e região. O nosso objetivo foi de conhecer o trabalho deles, adquirir experiência para elaborarmos o nosso projeto em Satuba da construção de uma Cooperativa na cidade que vise beneficiar os trabalhadores catadores de rua. O projeto é da comissão da Agenda 21 composta por vários membros da Pastoral do Meio Ambiente da Paróquia. Na próxima segunda-feira dia 26 as 19:00h na Igreja matriz N.S.Guia estaremos nos reunindo com os catadores de rua para levar a eles a proposta. Um projeto que poderá beneficiar toda a cidade de Satuba. (desempregados, trabalhadores de rua, reciclagem e coleta de lixo de nossas famílias e lugares públicos), etc...A prefeitura da cidade está apoiando também o projeto com a possibilidade de estar cedendo um terreno para a construção da Cooperativa.
 
 
Ao fundo as máquinas (Prensa e o elevador para prensar o material reciclado.
Elas produzem artesanatos com barro, garrafas pet fazem os lustres e vasouras
Sr. Alcides conta como conseguiram equipar uma cozinha e fornos para a cerâmica em barro
Tem na cooperativa também uma fabricação de vassouras feitas de garrafa pet
Foto do alto da cooperativa 3º pavimento. Ao fundo está a Vila onde moram os trabalhadores da Copvila e o mar.
Ao fundo bem no alto está o local onde era o lixão. Os moradores trabalhavam ali 12 horas por dia.
Agora na cooperativa trabalham menos tempo, de forma organizada, com muitos incentivos, inclusive na área da saúde.
Está sendo formada também uma sala de aulas de computação
A cooperativa já possui um caminhão que faz a coleta do lixo nos lugares públicos
Uma das senhoras mais antigas da cooperativa trabalhava na prensa
Depois fomos visitar a vila onde moram os trabalhadores
 
No final antes de nos despedirmos fizemos um momento de oração com algumas das trabalhadoras. Nós os convidamos para irem a Satuba conhecer nossa realidade e passar a experiência deles, haja visto que a nossa intenção é criar um projeto de cooperativa em Satuba para beneficio de geração de renda e resgate da auto-estima e dignidade dos trabalhadores de rua.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário