segunda-feira, 19 de agosto de 2013

HOMILIA PE.SERGIO DURANTE A MISSA DE ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE SATUBA


A Palavra de Deus que acabamos de ouvir, nos traz a figura de Jesus que quer unir-se àqueles que sofrem o desprezo. “Deixai que venham a mim as criancinhas”. Jesus nos ensina a amar de modo especial os marginalizados, os necessitados. O que significa Jesus dizer: O Reino de Deus é das crianças? E o que a nossa Igreja e sociedade de Satuba tem feito pelos mais necessitados?

O Papa Francisco tem pedido a nossa Igreja neste seu início de pontificado  que ela seja mais pastoral e menos administrativa ou burocrática, ou seja, que ela seja pautada pela cultura do encontro pessoal, no diálogo, na transparência da presença, no sorriso, na acolhida das pessoas, no estímulo a não ter medo e testemunhar a fé cristã.    Preferiu o discurso direto, próximo das pessoas a tocá-las e por teologia simples, acessível com toque pessoal e afetivo.  Para ele, sem sentir e ouvir as pessoas, as falas não atingem”.   E as pessoas também não entendem quando a fala é muito difícil.

 Tudo isso implica renovação interna da Igreja e diálogo com o mundo e uma maior integração com todas as esferas inclusive com a política, pois não se transforma a sociedade sem haver um trabalho integrado, em conjunto, sem uma participação em rede.

A política hoje no Brasil, assim como a Igreja tem passado por uma oportunidade muito grande de renovação, a fim de resgatar a transparência e a credibilidade das referências tão importantes para o desenvolvimento humano e social que possibilite as transformações necessárias de nosso pais e em especial nossa cidade de Satuba.

A Igreja do Brasil, ultimamente tem passado por uma boa consciência de que é importante e necessário o engajamento político de todo cristão, decorrente de sua fé. Os cristãos precisam aprender a se relacionar com as estruturas políticas, sociais e econômicas da sociedade. E por outro lado, todas as estruturas da sociedade, sejam elas, políticas, econômicas e sociais precisam pautar  seu trabalho numa  ética cristã, que vá de acordo com os valores do Evangelho, de Jesus Cristo. Só assim poderemos resgatar a credibilidade de nossa vocação.

Hoje a cidade de Satuba está completando 53 anos de emancipação política, a sociedade satubense se congrega  para celebrar com alegria as grandes conquistas e com esperança os projetos futuros para a cidade que devem beneficiar principalmente os mais pobres, necessitados, marginalizados. Sabemos também que temos que nos penitenciar colocando os joelhos no chão pelas vezes em que o egoísmo e os interesses puramente pessoais falaram mais alto e por isso também estamos aqui para pedir perdão.

Mas a vida sempre nos ensina que o ser humano somente se realiza e é feliz quando ele pensa no melhor para o outro,  porque quando aprendemos a dividir nossa vida com o outro, sempre Deus multiplica em nós aquilo que precisamos. Como disse o Mestre Jesus: “Buscai primeiro o Reino de Deus, e tudo mais vos será acrescentado”. Construamos um futuro melhor para nossos filhos e veremos multiplicar em nós a maravilhas de Deus!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário