domingo, 20 de dezembro de 2015

MISSÃO SOMASCA EM ALAGOAS PRESENTE EM VÁRIOS PROJETOS SOCIAIS EM 2015: ORATÓRIO MIANI

Este ano a comunidade somasca de Satuba formou junto com os jovens da paróquia Nossa Senhora da Guia o ORATÓRIO MIANI.  Oratório um termo usado desde o século XV, XVI pelo padre Felipe Neri (1515-1595) que viveu em Roma (Itália) no século XVI, em período em que se tinham muitos jovens e adolescentes que passavam extrema necessidade, pelas beiras das ruas Felipe Neri observando essa realidade, e o estado que eles e elas se encontravam criou um ambiente educativo e alegre para ajudar tanto materialmente como espiritualmente a todos esses necessitados. Essa prática foi posteriormente usada por outros religiosos(as) como Oratório de D. Bosco, etc. Enfim é um lugar de educação e evangelização de crianças e jovens carentes, cuja metodologia são as brincadeiras, momentos de oração, momentos de refeição, sempre em lugares mais carentes. Para nossa realidade de Satuba demos o nome de Oratório MIANI, porque era o apelido carinhoso que chamavam São Jerônimo Emiliani em sua época, ele que é o patrono da criança órfã e da juventude abandonada,  e que em sua época trabalhava não com os oratórios mas com os orfanatos para acolher crianças e jovens, portanto mais do que justo um trabalho como este que estes jovens de Satuba abraçaram com tanto carinho e alegria. 
O Oratório Miani desenvolveu várias atividades este ano em vários lugares da cidade como: Bairro Nova Esperança, São Bento, Primavera, Luiz Gonzaga. A presença deste grupo é mensal, cada mês é em uma realidade diferente. O Oratório contou com parcerias em suas atividades como por exemplo: com os Vicentinos(confecção e distribuição dos lanches); com a Pastoral da Criança, onde em muitas vezes, os jovens enquanto a Pastoral fazia a pesagem das crianças, os jovens brincavam e rezavam com elas e chegavam os Vicentinos com o lanche. A primeira experiência do Oratório Miani foi no bairro Nova Esperança com os jovens da Biblioteca Comunitária durante as atividades do Biblioencanta (grupo da UFAL) de incentivo a leitura(parceria este ano com a Biblioteca Comunitária). 
O Oratório Miani também esteve presente este ano animando o Dia das Crianças e agora dia 20\12 estará animando o Natal Solidário com as crianças dos bairros Luiz Gonzaga, Primavera, Portal dos Gregórios. 
Para o próximo ano o grupo pretende continuar com as atividades, inclusive com momentos mensais ou bimestrais de recolhimento para se fortalecer na fé, através da oração, reflexão. Os encontros poderão ser no seminário somasco.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário