quarta-feira, 14 de maio de 2014

AONDE O AMOR NOS ENVIAR, LÁ NÓS COLOCAREMOS A NOSSA TENDA. TESTEMUNHO DE IRMÃO ALUÍSIO

Venha ser um missionário SOMASCO, em Alagoas
“ Aonde o amor nos enviar, lá nós colocaremos a nossa tenda”
Ser missionário é antes de tudo, um dever do Cristão, nos evangelhos de Mc e Mt Jesus fala aos discípulos no imperativo, dando-lhes  uma ordem : “ide por todo mundo e proclamai o Evangelho a toda criatura!” (cf Mc 15, 14)  Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-os em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo e ensinando-as as observar tudo quanto vos ordenei. E eis que eu estou convoco todos os dias, até a consumação dos séculos” “( Mt 28, 19). Já em  Lc 24, 46-48  Jesus diz: “Assim está escrito que o  Cristo  devia sofrer e ressuscitar dos mortos ao terceiro dia, e que, em seu Nome, fosse proclamado o arrependimento para a remissão dos pecados a todas as nações, a começar por Jerusalém. Vós sois testemunhas disso”. Ainda na obra lucana O apóstolo  Paulo escreve: “ Mas receberei uma força, a do Espírito Santo que descerá sobre vós, e serei minhas testemunhas em Jerusalém, e em toda Judéia   e a Samaria e até os confins da terra ( At 1, 8). 
 Bem, entendeu o mandato missionário, o Apóstolo Paulo, quando diz: “Anunciar o Evangelho, não é honra para mim, mas uma obrigação que me foi imposta” e em outra passagem, ele escreve: “Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho” ( 1Cor 9,16). Na mesma linha descreve o discurso da V Conferencia Latina e do Caribe, realizada no Brasil, em maio de 2007. Nesta conferência a 
 palavra chave: é Missão. Basta ver o temo central: “Discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que n' Ele nossos povos tenham vida”.
 Missão e missionários marcam o texto inteiro. O documento está organizado em 554 parágrafos. A palavra Missão aparece explicitamente em cerca de 100 parágrafos, as palavras 'discípulos missionários' e 'missionários' aparecem mais de trezentas vezes. Estas palavras iluminam também todos os outros parágrafos do documento. Elas são o paradigma, a referência, o fio condutor do documento. [1]
                O documento deixa claro que a Igreja deve ser em estado permanente de missão “A missão continental procurará colocar a Igreja em estado permanente de missão" (DA 551), roga o Espírito Santo, um novo impulso missionário na Igreja “Esperamos em novo Pentecostes, uma vinda do Espírito que renove nossa alegria e nossa esperança" (DA 362). Será que a eleição do Papa Francisco não está sendo uma resposta a essa súplica, a essa esperança. Na primeira encíclica “Evangelii gaudium” A alegria do Evangelho do Papa Francisco ele escreve, Já no primeiro capítulo: “A transformação missionária da Igreja” “Uma Igreja em saída”, “Pastoral em conversão”, “A missão que se encarna nos limites humanos” e “Uma mãe de coração aberto”.
Assegurado pela discrição supracitada, não se  corre o risco de está falando de uma coisa subjetiva, mas de uma proposta divina, que é anunciar o evangelho, eis à razão de me consagrar a Deus Uno e Trino!
A comunidade dos religiosos somascos, que se encontra em Alagoas, na cidade de Satuba, vem fazenda a experiência da missão, evangelizadora, a partir da comunidade paroquial e estendendo, essa experiência por outras comunidades  e paróquias da Arquidiocese de Alagoas, que deseja uma Igreja missionária e samaritana.
Em março do corrente ano a comunidade realizou a missão somasca, na própria comunidade paroquial. Foi uma semana de reavivamento na fé, nos compromissos e, sobretudo, na união dos grupos e comunidades da paroquia.



[1] http://www.smpguarapuava.com.br/ pesquisado no dia 08 de maio, 2014.
  “ Bendito seja Deus que vem realizando maravilhas  em nosso meio”
 Com o envolvimento das comunidades e a resposta das mesmas, a cada missão realizada, sente-se  uma  força, que vem do alto, brota uma nova esperança e surgem novos caminhos.  O Espírito Santo ilumina as escuridões da comunidade, ilumina os porões da morte que estão, muitas vezes ao lado da igreja, ou da casa paroquial. Nós somascos, estamos cada dia mais confiantes, na ação missionária, que, em nome da Santíssima Trindade  estamos desenvolvendo em Satuba e outros lugares da Arquidiocese! No final de semana dos dias 25 a 28, pude participar de uma missão em Água Fria, Santana do Mundaú, Alagoas!

 Nesta missão pude ver que a juventude dos sítios e das fazendas, são ainda movidas pelo espírito religioso, mais que isso, pela fé. Os jovens buscam a Deus, mas muitas vezes nós queremos impor um Deus, que não existe, um Deus que tira a liberdade dos jovens, que olha só para julgar os erros, como alguns afirmam, “um Deus que pune até o bem que não quer”. Infelizmente ainda há quem pense assim! O Papa Francisco, em sua encíclica Evangelho da Alegria, no 114 diz: “ A Igreja deve ser o  lugar da Misericórdia gratuita, onde todos possam sentir-se acolhidos, amados, perdoados e encorajados a viver segundo a vida boa do Evangelho” .

 Neste último final de semana, algo maravilhoso aconteceu: os jovens da paróquia, (de Satuba), que vem desenvolvendo um trabalho, belíssimo no campo vocacional, realizaram um encontro de evangelização, no bairro Nova Esperança, este é conhecido como a cracolândia de Satuba.
  Um bairro violento, no qual já aconteceram muitos assassinatos, todavia, os jovens sem medo, impulsionados pelo poder do Espírito Santo, entraram naquele bairro e realizaram, em nome de Jesus, um grande evento. Os jovens andaram de casa- em- casa, de rua-em-rua convidando as famílias para participarem de um momento de pregação, louvor, dinâmicas, enfim, de uma tarde  diferente, na presença de Deus com a comunidade!
                Foi, realmente um momento de graça “Bendito seja Deus, que nos reuniu, ali no Amor de Cristo, para Louvar e exaltar o nome Santo do Senhor e ajudar a libertar os prisioneiros”. Agradável aos nossos olhos e, também aos de Deus, foi o envolvimento e a participação de outro grupo de jovens de uma Igreja neopentecostal, que dividiu a tenda missionária conosco, cantando e exaltando ao Deus da vida!

 Ainda para completar esta tarde um grande gesto de paz foi realizado naquele lugar. Leia na íntegra o que escreveu o padre Sergio: “Este momento de louvor ocorrido ontem foi marcado por algo extraordinário que só mesmo o amor de Deus nos proporciona, uma celebração da unidade, estiveram conosco o pastor Arnaldo e toda sua família e juntos fizemos uma verdadeira celebração ecumênica pela paz neste bairro nova esperança  e pela paz em Satuba. Muitos eventos foram acontecendo intercalados com a igreja do pastor Arnaldo e da paróquia. No final encerramos com uma linda benção ecumênica nos abraçando e abraçando todo bairro nova esperança.” 

 Então, caro jovem, venha fazer parte dessa missão! Nossa experiência no campo missionário está ajudando a muita gente a viver com dignidade de Filhos e filhas de Deus. Queremos ser como Moisés que conduz, em nome de Deus de Israel, o povo para a terra da liberdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário