Jornada Mundial da Juventude contagia o Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RV) - De norte a sul, a cidade do Rio de Janeiro está com as cores vibrantes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013). Bandeiras, mochilas, camisetas e diversos produtos podem ser vistos por toda parte, levando estampadas as cores e a marca da JMJ Rio2013.
Na orla da praia de Copacabana, os escultores de areia não perderam tempo em reproduzir o Papa Francisco e o logo do evento. Segundo a moradora de Copacabana, Ângela Maria, o Rio de Janeiro ficou mais bonito com a JMJ Rio2013. Ela contou ainda que não tem uma religião definida, mas apoia o evento, tanto que comprou o kit peregrino e vai participar dos eventos com sua sobrinha.
A movimentação e animação dos peregrinos está sendo vista positivamente pelos cariocas. É o caso do economista Joel Mendonça, morador do bairro há 34 anos, que tem cruzado com muitos estrangeiros pelas ruas. “A cidade já está começando a ficar diferente e isso projeta nossa cidade de maneira positiva para o mundo”, disse.
Carlos Alberto Cussate é morador da Zona Norte, mas começou a trabalhar no domingo, 21 de julho, como vigilante em frente à Praia de Copacabana. Ao ver a grande movimentação de jovens na região, se animou e está na expectativa de ser escalado para trabalhar durante a cerimônia de acolhida do Papa. “Só estava acompanhando pela televisão, mas agora que estou trabalhando aqui na Avenida Atlântica comecei realmente a sentir a Jornada”.
Os cariocas que usaram o metrô também puderam perceber uma movimentação diferente com a chegada dos peregrinos. Um grupo de Taboão da Serra, São Paulo, de 43 de jovens alocados na estava na estação Central e seguia rumo ao Sambódromo para retirada dos seus kits.
Padre Pedro Justino, ordenado há cinco meses, acompanhava os jovens do grupo e revelou que participar deste momento é muito gratificante porque trata-se de “um encontro de avivamento”. “A igreja tem que dar oportunidade aos jovens que são a Igreja de amanhã”, afirma. Apesar da intensa maratona e agitação, o sacerdote ressalta que todo esforço vale a pena. “Não é uma viagem em vão. É um momento íntimo da juventude com Cristo”, concluiu.
Para que todos pudessem participar da JMJ Rio2013, os jovens de Taboão da Serra realizaram diversas ações na cidade para arrecadação de dinheiro, como venda de cachorro-quente, pastel e trufas. Essas iniciativas ajudaram a custear 25 kits do grupo.
A programação da JMJ Rio2013 começou oficialmente nesta terça-feira, 23 de julho, com a Missa de Abertura presidida pelo Arcebispo do Rio e presidente do Comitê Organizador Local (COL), Dom Orani João Tempesta. A cerimônia foi celebrada na praia de Copacabana. (MJ/www.rio2013.com)
Texto proveniente da página http://pt.radiovaticana.va/news/2013/07/24/jornada_mundial_da_juventude_contagia_o_rio_de_janeiro/bra-713304
do site da Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário