terça-feira, 23 de julho de 2013

NOTICIAS DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

Papa Francisco rumo ao Rio de Janeiro: Resgatar a dignidade aos jovens



Cidade do Vaticano (RV) - Uma viagem para encontrar-se com os jovens que não devem ser isolados, mas ajudados a enfrentar as dificuldades de cada dia como, por exemplo, a falta de trabalho. Este foi um dos conceitos expressos pelo Papa Francisco aos cerca de 70 jornalistas no avião da companhia Alitalia que o leva ao Rio de Janeiro para a Jornada Mundial da Juventude.

Segundo o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, o Santo Padre destacou a necessidade de resgatar a dignidade dos jovens e que seu isolamento é uma injustiça.

"Os jovens pertencem a uma família, a uma pátria, a uma cultura e uma fé. Eles possuem uma riqueza que constitui o futuro de um povo. O futuro é também dos idosos, pois eles são os depositários da sabedoria da vida, da história, da pátria e da família. Um povo tem futuro se caminha com a força dos jovens e dos idosos", ressaltou o Papa.

Em seguida, Francisco fez uma reflexão sobre a crise econômica mundial e o fato de os jovens não encontrarem trabalho. "Corremos o risco de ter uma geração que não teve trabalho. É do trabalho que vem a dignidade da pessoa, o conquistar o seu pão cotidiano", sublinhou.

O Santo Padre falou também sobre a cultura da indiferença que se reflete no deixar de lado os idosos e destacou a necessidade de promover uma cultura da inclusão e do encontro. O Papa pediu aos jornalistas para ajudá-lo e que eles trabalhem para o bem da sociedade, dos jovens e dos idosos.

Pe. Lombardi apresentou ao Papa Francisco os jornalistas de vários países presentes no avião papal. Valentina Alazraki, correspondente na Itália para a rede televisiva mexicana, saudou o Santo Padre em nome de todos os jornalistas dando-lhe uma pequena imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América Latina.

Em sua saudação, Valentina citou a passagem bíblica de Daniel na cova dos leões, referindo-se aos jornalistas que muitas vezes são retratados como tais. O Papa brincou sobre esta questão, afirmando que os leões não eram tão ruins assim e confessou não dar entrevistas porque é cansativo fazê-las. (MJ)



Texto proveniente da página http://pt.radiovaticana.va/news/2013/07/22/papa_francisco_rumo_ao_rio_de_janeiro:_resgatar_a_dignidade_aos_jovens/bra-712740
do site da Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário