Tenda das Juventudes é oficialmente aberta na JMJ
Rio de Janeiro (RV) - Cerca de 400 jovens participaram na noite de segunda-feira, 22, da Celebração Eucarística de abertura da Tenda das Juventudes, atividade oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
Com o tema “A Juventude quer Viver”, a tenda é um espaço de acolhida, formação, debate e troca de experiências entre milhares de jovens de várias partes do mundo, que contou também com a participação da delegação da Cáritas Brasileira.
Presidida pelo Padre Geraldo Nascimento, a celebração deu início ao debate sobre a realidade da juventude latino-americana. Em sua homilia, Padre Geraldo lembrou que nos últimos dez anos, mais de 1 milhão e 900 mil jovens foram vítimas de homicídio somente no Brasil. Por isso, a tenda tem como proposta ouvir e dar voz à juventude para sensibilizar mais pessoas para o engajamento na discussão sobre a banalização da violência e a defesa da vida dos jovens.
De acordo com o Secretário nacional da Pastoral da Juventude (PJ), Thiesco Crisóstomo, são esperados diariamente no local entre 800 e 1200 jovens, que participarão das mesas de debate. Os eixos temáticos que nortearão as discussões na tenda até a próxima sexta-feira (26) são: “Direitos da Juventude”, “Sociedade e Novas Relações”, “Dimensão Eclesial” e “Comunicação e Cultura”. Nesta terça, dois painéis são parte da programação. Às 10h o tema será “A juventude quer viver”, e às 13h30 “Justiça e Transição.”
Além das mesas de discussão temáticas, a Tenda das Juventudes conta com o Santuário dos Mártires, um espaço que, segundo Thiesco, faz memória aos homens e mulheres que tombaram na luta por uma sociedade mais justa, igualitária e plural. “Muitos jovens não conhecem os mártires da nossa caminhada. Este espaço é para provocar a juventude a conhecê-los”, afirmou o Secretário.
Foi confirmada a realização da Marcha Mundial “a juventude quer viver”, que será a atividade de encerramento da Tenda. A marcha será na próxima sexta-feira (26) e, de acordo com Thiesco, deve reunir cerca de 50 mil pessoas.
“Nossa pauta é a defesa da vida das juventudes. Na marcha daremos dois gritos: um contra a redução da maioridade penal, e outro contra o extermínio dos jovens”, salientou. A concentração será no Arpoador a partir das 13h30. De lá, a marcha segue até Copacabana.
A Tenda das Juventudes é organizada pela Cáritas Brasileira, Pastoral da Juventude (PJ), Juventude Franciscana (Jufra), Centro de Formação, Assessoria e Pesquisa em Juventude (Cajueiro), Rede Ecumênica da Juventude (Reju), Irmandade dos Mártires da Caminhada e Setor Pastoral da PUC/RJ. A atividade ocorre na Paróquia Santa Bernadete, no bairro Higienópolis.
Texto proveniente da página http://pt.radiovaticana.va/news/2013/07/23/tenda_das_juventudes_é_oficialmente_aberta_na_jmj/bra-712891
do site da Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário