sexta-feira, 10 de maio de 2013

AÇÃO EVANGELIZADORA DAS JUVENTUDES

CONHEÇA O PROJETO DE REVITALIZAÇÃO
DA JUVENTUDE





Para quem ainda não conhece o Projeto de Revitalização da Juventude da Comissão Episcopal Latino-Americana e Caribenha (CELAM), trata-se de uma proposta que visa a comunhão dos diversos projetos da Conferência de cada País. Este projeto também vitaliza o processo de Ação Evangelizadora das Juventudes no continente e não substitui nenhum projeto já em andamento.

O Projeto de Revitalização não é um planejamento para ser implantado nas Dioceses, Congregações, Comunidades ou grupos de jovens, mas sim uma proposta que revitaliza o processo de Ação Evangelizadora das Juventudes no continente. Assim sendo o Projeto não suplanta, nem substitui nenhum Projeto já em andamento, mas quer dar vigor e sintonia na espiritualidade e linhas de ação.

Projeto se propõe partir da vida das juventudes da América Latina e Caribe em seus diversos contextos, espaços vitais provocar uma profunda experiência de conversão pessoal, pastoral e eclesial. Esta proposta quer gerar uma atualização das orientações pastorais, como caminho de discipulado missionário, para dar vida àqueles e aquelas que estão com a vida ameaçada.

 

Mas o que pretende o Projeto de Revitalização

 

O Projeto foi organizado com temáticas que vão desde conteúdos elaborados para estudos a textos bíblicos oferecendo lugares que marcaram o itinerário de Jesus e que pode sinalizar a vida das Juventudes. São cinco os passos básicos que o Projeto se propõe:

1 - Divulgação do Projeto de Revitalização nos diversos Países, fazendo que seja conhecido para ser assumido e implantado nas bases. Um segundo aspecto é a socialização das diversas experiências que cada Conferência tem de trabalho com Juventudes em seu País, valorizando o jeito específico de cada local e tornando conhecidas as experiências que podem ajudar outras realidades.

 

2 – O segundo ponto busca o envolvimento das estruturas de pastorais juvenis de cada País. Este passo procura envolver a base, tanto para fazer acontecer o Projeto no chão da realidade local, como valorizar os pequenos grupos. O que é chamado de ‘Pastoral Juvenil’ pelo CELAM nós conhecemos no Brasil como Pastorais da Juventudes (PJ’s> Pastoral da Juventude/PJ; Pastoral da Juventude do Meio Popular/PJMP; Pastoral da Juventude Estudantil/PJE e Pastoral da Juventude Rural/PJR); Jovens de Congregações Religiosas e Movimentos (diversos grupos).

 

3 - No terceiro passo diz respeito a importância da Escuta das diversas realidades dos/as jovens em seus distintos contextos. Estes contextos são chamados também de espaços vitais, onde os/as jovens vivem. Este aspecto mostra o processo metodológico e pedagógico do Projeto que é o de evitar práticas descontextualizadas ou programas de gabinetes que desconsideram a participação juvenil, ignorando o protagonismo.

 

4 – O quarto passo busca proporcionar um discernimento que obedeça ao processo que desencadeie mudanças diante de uma coerência que vai desde uma profunda conversão pessoal, social e eclesial à luz do Espírito suscitado através na Escuta da realidade das Juventudes. O resultado da escuta tem que provocar mudanças estruturais em prol da vida das Juventudes.

 

5 – Por fim, no quinto passo o Projeto de Revitalização se propõe, dentro do possível, estabelecer linhas pastorais comuns entre todos os Países da América Latina e Caribe. Este objetivo tem sido alcançado através dos Congressos de Juventude propostos pela CELAM. O terceiro Congresso Latino Americano de Juventude (III CLAJ), ocorrido em setembro de 2010 em Caracas - Venezuela, foi um sinal forte de que isso é possível desde que as Conferências assumam o que os Congressos deliberam.

 

 

Os passos do Projeto

 

Visto o objetivo geral do Projeto de Revitalização, vamos agora aos temas para cada ano. Observemos que cada ano traz termos impactantes e leituras bíblicas que querem provocar mudanças. O Projeto está previsto para oito anos (2008-2015), com temáticas específicas e lugares Bíblicos:

 

2008: Encantamento

2009: Escuta

2010: Discernir

2011: Conversão

2012: Comover/Cuidar

2013: Vivenciar/Saborear

2014: Reconhecer/ Conviver

2015: Gerar/Celebrar

 

Estes passos estão acontecendo de acordo com as seguintes temáticas anuais:

 

1 – O primeiro passo, no ano de 2008 foi para despertar o Encantamento, a emoção e encantamento para adesão para causa do jovem, da pessoa do jovem. A partir do projeto do CELAM. O pressuposto é que se faz necessário amar as Juventudes para estar ao seu lado e trabalhar em prol do Reino.

 

2 – No segundo passo, ano de 2009, a partir do Encantamento é ano para exercer a Escuta de Jesus nos jovens. O propósito foi sair em missão rumo ao jovem, em seus lugares concretos, espaços vitais e escutá-los/as. O que interessa é o/a jovem e para isso é preciso entendê-lo em seus anseios e necessidades.

 

3 - O terceiro passo, no ano de 2010, agregou-se às palavras Encantamento e Escuta o termo Discernir. Tendo escutando os anseios das Juventudes é preciso discernir que posturas ter e que atitudes tomar. Para tanto se fez necessário sistematizar contribuições colhidas a partir da escuta e trabalhar as diversas respostas de forma que se tornasse uma contribuição para as Juventudes e assessores/as

 

4 – No quarto passo, ano de 2011, foi somado aos termos Encantamento, Escuta e Discernimento a palavra Conversão em prol da causa das juventudes. Converter é mudar de rumo, ir ao encontro das Juventudes em missão. O lugar bíblico que ajudou compreender as necessidades das Juventudes foi Belém. A partir das reflexões foram propostas ações em favor da vida, dos direitos e da garantia de políticas públicas da juventude, a partir das atividades já programadas bem como dos programas de formação desenvolvidos pelas instituições e movimentos sociais.

 

5 – O quinto passo, ano de 2012 foi somado aos termos Encantamento, Escuta, Discernimento e Conversão os termos Comover/Cuidar. Tendo o lugar bíblico sendo Nazaré devem ser propostas atitudes concretas de Comoção e cuidado que vise a vida das Juventudes na América Latina.

 

6 – No sexto passo, ano de 2013, ano da Jornada Mundial da Juventude com o Papa no Brasil, é proposta na inclusão desta celebração Mundial a riqueza do caminho percorrido através dos termos Encantamento, Escuta, Discernimento, Conversão e Comover/Cuidar é ano de Vivenciar/Saborear. Tendo como lugar bíblico Betânia, as atitudes de vivenciar/saborear devem suscitar a elaboração de materiais para as bases onde estão as Juventudes, abordando o tema de Betânia e escrever textos sobre este lugar bíblico disponibilizando e divulgando para as diversas realidades juvenis.

 

7 – O sétimo passo, no ano de 2014, valoriza o processo feito via as terminologias Encantamento, Escuta, Discernimento, Conversão, Comover/Cuidar e Vivenciar/Saborear, propõe os termos Reconhecer/Conviver como atitudes que devem refletir a partir do lugar bíblico Samaria sobre o processo de aproximação de realidades excludentes onde se encontram uma grande camada das Juventudes.

 

8 – Por ultimo o oitavo passo no ano de 2015, tendo vivenciado todo caminho a partir dos termos Encantamento, Escuta, Discernimento, Conversão, Comover/Cuidar, Vivenciar/Saborear e Reconhecer/Conviver é ano de Gerar/Celebrar. Tendo como lugar bíblico Jerusalém, é tempo de ir para a missão. Aprendendo com o caminho percorrido, devemos nos encorajar e animar as Juventudes para gerar/celebrar a vida.

 

 acompanhe coluna JUVENTUDES deste blog


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário