sexta-feira, 17 de maio de 2013

FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS: COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS NA ARTE DE LIDERAR E DE SE REALIZAR

Ei juventude Nova Aliança, aqui está o conteúdo do nosso encontro de formação hoje a noite.


FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS

Coordenação Nova Aliança 17/05   19:00h

Paróquia N.Sra da Guia


 

1)      Competências essenciais na arte de liderar\ de se realizar: O nome que se dava à tripulação de um barco na Antiguidade latina há 700 anos, no mundo do final da Idade Média, era Companhia. No cerne da palavra está o pão, que era o único alimento que durava, que sobrava sem estragar. Por isso, Companhia era a expressão originada no latim da junção cum, pan, ia que significa “Vão com o mesmo pão”. Companhia, portanto, assumiu o sentido de “aqueles que repartem o pão”. Assim como as expressões “companheiro” e “companheira” aquele e aquela que reparte o pão com você em direção ao futuro. Como o líder precisa ser companheiro e também ter o outro como companheiro, ao mesmo tempo em que ajuda a companhia em sua transição para o outro, cabe a ele cultivar cinco competências essenciais nessa grande arte de interação:

a)      Abrir a mente: o líder deve ficar atento aquilo que muda e estar sempre disposto a aprender e nunca desistir;

b)     Elevar a equipe: o liderado percebe claramente quando você é capaz de, ao crescer, leva-lo junto. O líder é aquele que consegue elevar a equipe; quando ele cresce, a equipe cresce com ele. Um poder que se serve, em vez de servir, não serve; Ex. equipe do bazar do Centro Social Maria Mãe dos Órfãos

c)      Recriar o espírito: as pessoas devem se sentir bem e ter alegria onde estão. Seriedade não é sinônimo de tristeza. Tristeza é sinônimo de problema;

d)     Inovar a obra: liderar pressupõe a capacidade de se reinventar, de buscar novos métodos e soluções;

e)      Empreender o futuro: não nascemos prontos, também não somos inéditos, mas tampouco somos ilhas. Ser capaz de construir o futuro é pensar nas estratégias, nas condições e nas possibilidades. Eu nasci não pronto e vim me fazendo. “Somos todos anjos com uma asa só; e só podemos voar quando abraçados uns aos outros” filósofo. Quando dois homens vem andando na estrada, cada um carregando um pão, e trocam os pães quando se encontram, cada um vai embora com um pão. Mas, quando dois homens vem andando na estrada, cada um com uma ideia, e ao se cruzarem trocam as ideias, cada um vai embora com duas ideias.

 

NÚCLEO CENTRAL E SENTIDO MAIS PROFUNDO

A)    Somos discípulos-missionários do Senhor num particular carisma que exige um estilo e vida comunitária que se atualiza exprimindo-se em várias atividades apostólicas. Sentimos a necessidade de alargar nossa “tenda jovem” em termos de composição de juventude(s).

B)    Diante desses inúmeros desafios em relação ao trabalho com as juventudes, precisamos tornar nossas estruturas (grupo, Igreja, formação, convivência, comportamentos, etc) mais “leves”(dinâmica) para avançarmos com agilidade de olhos fixos em Jesus e no nosso projeto e missão com as juventudes. Avançar no núcleo central e sentido mais profundo da nossa opção de discípulos-missionários de Jesus Cristo que é a:

·         Mística-cruz;

·         Vida comunitária;

·         Missão.

f)      

1) DISCIPULADO CRISTÃO RADICAL(MÍSTICA-CRUZ)

·         MOTIVAÇÃO: “Aos gentios convertidos: não colocar exigências além do necessário” (At15,28). A misericórdia, o segredo de leveza de Jesus: “venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados. Assumam as minhas exigências e aprendam de mim, e encontrarão repouso. Minha carga é suave e meu fardo é leve”(Mt11,28s). A liberdade que brota da comunhão com Deus: espigas arrancadas no sábado. Obedecer e transgredir, com sabedoria e ousadia profética (Mt12, 1-8).

·         Leveza: alegria, flexibilidade, liberdade, para não tornar a vida dura e pesada. A leveza para responder com disponibilidade e agilidade aos apelos de Deus nos dias de hoje. A base pessoal da leveza consiste na construção contínua da identidade pessoal: autoconhecimento, acolher seu lado luminoso e sombrio, pois se a identidade é mal construída se sente ameaçada reagindo com rigidez e dureza, onde o outro passa a não ser mais o meu interlocutor mas ameaça. A insegurança gera dureza e a liberdade interior gera leveza. O específico de uma vida de discípulos-missionários do Senhor: Para elaboração do projeto comunitário a nível local(paróquia N.S.Guia-grupo de jovens), a comunidade ou o grupo deverá aprofundar os conceitos de seguimento de Cristo, vocação, consagração, comunidade fraterna, missão, carisma próprio, etc ao lado deste estudo deve-se procurar viver uma vida coerente com esses pressupostos, motivo pelo qual a vida de oração e a contemplação serão essenciais e fundamentais, lembrando também que a antropologia sempre foi o ponto de partida de toda vida teocêntrica e de todo exercício da missão.

·         O impulso profético na vida da comunidade: o profeta é um homem de oração pessoal e comunitária em favor do povo, ao mesmo tempo que se manifesta vitalmente comprometido em favor de seus co-irmãos, com os quais e pelos quais reza e luta.

·         Característica do profeta: um homem de Deus portador do Espírito, tem valor de sinal escatológico, profecia dos valores transcendentais e de que a salvação do homem já chegou ao nosso mundo; atento aos sinais dos tempos; a verdadeira profecia nasce de Deus, da amizade com ele, da escuta diligente da sua Palavra nas diversas circunstâncias da história, a busca apaixonada da vontade de Deus, uma comunhão eclesial generosa e imprescindível, o exercício do discernimento espiritual, o amor pela verdade.

 

2)      Discipulado de Jesus entre iguais (Vida Comunitária)

 

·         MOTIVAÇÃO: Cultivar atitudes de leveza como: alegria e simplicidade; olhar e valorizar o positivo das pessoas e dos processos; falar sobre eles, celebrá-los; exercitar o reconhecimento e a gratidão às pessoas (consagrados\as, leigos\as); cultivar o coração de criança; equilibrar o trabalho com lazer, descanso, exercício físico, gratuidade; dar o peso que as situações merecem; conter o exagero e o pessimismo; ter princípios e levá-los em conta nas decisões. Investir na formação das pessoas: jovens e das lideranças

·         Rever funções e rotinas que sugam o tempo e energia e não produzem os resultados necessários; ter pessoas conectadas com o mundo moderno; criar processos para alcançar resultados esperados. As organizações modernas reduziram os níveis de chefia e os controles inúteis, e ampliaram o empoderamento dos colaboradores. Rever a forma de fazer reuniões: preparação, discussão, decisão, tarefas, acompanhamento das decisões. Limitar o tempo e a quantidade de reuniões. Criar formas mais rápidas de tomar decisões. Distintas formas de reuniões: reflexão(ampliar horizontes). Resolver assuntos de rotina, tomar decisões estratégicas, resolver questões ligadas a pessoas, oração, convivência. A comunidade com identidade carismática:  a comunidade deve viver segundo a orientação do dom carismático recebido e proposto.

 

3)        Discipulado missionário de Jesus Cristo (Missão)

 

·         MOTIVAÇÃO: “Somos chamados a comungar e vivenciar o Carisma e a Missão de Jesus Cristo junto àqueles leigos que se identificam com o nosso jeito de ser”. Que serviços são bons e devem ser mantidos? Que serviços foram importantes ,mas já hoje não são significativos? Que serviços podemos servir hoje? de que forma? Promover iniciativas com outros grupos, pastorais, comunidades para somar e multiplicar. Parcerias bem sucedidas onde cada um oferece o melhor de si e recebe dos outros também.  A animação juvenil deve fazer o mundo lembrar o que pode ser: no mais intimo, no melhor dele mesmo, no mais humano. A animação juvenil vive na fronteira da sociedade para criticá-la, no mais íntimo para confortá-la, no epicentro da sociedade para questioná-la. A animação juvenil deve lembrar ao mundo a vontade de Deus. “Saibamos sair da rotina e viver a radicalidade do evangelho. Sejamos expressão de uma nova fantasia da caridade, capaz de recomeçar com novas propostas e projetos” (Cap. Geral 2005)

 

PARA REFLETIR:

1)      Quais atitudes de leveza e agilidade já desenvolvo pessoalmente e na prática de animação e coordenação? Quais atitudes necessito desenvolver, para ser mais feliz e ter energia na missão? Que relação podemos estabelecer entre “obediência” e “Projeto Comunitário”?  Como podemos distinguir uma obediência madura?

2)      Minha vida espiritual: quais são as motivações que sustentam a minha participação na missa? Com que frequência participo dela? Quais são os objetivos que quero alcançar através da meditação da Palavra de Deus?

3)      Minha vida intelectual: quantas horas por dia quero dedicar aos estudos? O que me proponho a alcançar, por meio dos estudos, aprofundamentos, leituras? Para aprender a dar e partilhar, me proponho a estudar em grupo, com os colegas?

4)      Minha vida de relacionamento com os outros: quais são os valores sobre os quais quero fundamentar uma amizade? Como descobrir se os meus colegas me levam para o bem ou para o mal? Quais são as pessoas com quem quero me empenhar, para amar mais?

5)      Minha vida vocacional: quais são os sinais da existência de minha vocação? Como tenho correspondido a esses sinais que Deus me deu? Como posso crescer mais na minha vocação? O que atrapalha esse crescimento?

6)      Minha vida de reconciliação: com que frequência me confesso? Quais são as motivações profundas que me levam a procurar a confissão? Qual é o meu defeito principal que quero, com a ajuda de Deus, eliminar da minha vida?

 

 

 

 

Estudo organizado por Pe. Sergio Augusto Faria Vidal

Nenhum comentário:

Postar um comentário