sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

É POSSÍVEL EVANGELIZAR NAS REDES SOCIAIS ?




MISSÃO NA INTERNET
DECÁLOGO PARA EVANGELIZAR NA INTERNET
“A Igreja não está chamada somente a usar os meios de comunicação para difundir o Evangelho, mas sim, sobretudo hoje mais do que nunca, a integrar a mensagem de salvação na “nova cultura” que estes poderosos meios criam e ampliam. A Igreja adverte que o uso das técnicas e tecnologias de comunicação contemporâneas formam parte de sua própria missão neste 3º milênio”. (João Paulo II).
Portanto queridos irmãos, divulgar e integrar o Evangelho nos meios de comunicação, é usar esse poderoso meio para edificar o ser humano, através do aconselhamento, do diálogo amistoso, da partilha das experiências de vida que podem ser como aprendizagem para o próximo, etc.. Traduzi de um site em espanhol “Misión em internet” 10 pontos essenciais para a evangelização nos meios virtuais por achar importante para o nosso crescimento e conscientização desse novo desafio que é a evangelização virtual.
1)      Na origem, Cristo: Jesus disse: “Ide por todo o mundo e proclamai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). Este é o mandato de onde nasce a chamada à evangelização também no Continente Digital.
2)      Internet, um “lugar”, não um médio: A rede não é somente um instrumento, é um lugar habitado. Trata-se de evangelizar na internet, não tanto de “usar” a internet para evangelizar.
3)      A clave, o testemunho: “Para a Igreja o primeiro meio de evangelização consiste em um testemunho de vida autenticamente cristã”..(Evangelii Nuntiandi, n.41). Os conteúdos não evangelizam de modo autêntico, mas sim nosso testemunho explícito do amor de Deus na rede.
4)      Nossa força, a graça: “sem mim não podeis fazer nada” (Jo 15,5). Somente unidos a Cristo, vivendo uma verdadeira vida cristã em fidelidade e amor à Igreja, nós missionários podemos dar um fruto abundante e superar a tentação do desalento e do ativismo.
5)      Somos povo, comunidade: Tão significativo como o testemunho pessoal é nosso testemunho comunitário. Uma comunidade de testemunhos, acolhedora e aberta, capaz de acompanhar até Cristo aos que se aproximam, tem muito mais força e impacto para evangelizar que os projetos pessoais isolados.
6)      Em tudo, a caridade: A soberba, a divisão e as críticas sem caridade entre cristãos, provocam um escandaloso espetáculo que gera ascetismo e às vezes até ateísmos. Construir Igreja, pedir e trabalhar a comunhão, é uma urgência se queremos ser apóstolos de Cristo e não escravos do maligno que divide também na rede.
7)      Abertos, para todos: Evangelizar exige abrir-se ao diálogo com uma atitude humilde a todos, não somente àqueles que acolhem a fé de bom grado, mas também a quem a desconhecem ou estão mais distantes.
8)      Buscamos dar fruto, não ter êxito: perseguir somente o ter mais seguidores, amigos, visitas... é uma forma de idolatria. Devemos estar alertas para não deixarmos atrapalhar pela fascinação do meio. Nós missionários não buscamos ter êxito pessoal, mas sim dar os frutos do Reino.
9)      Pelo virtual ao presencial: A evangelização tem seu ponto de partida no mundo digital, porém intenta traspassar suas fronteiras e provocar o encontro no mundo presencial. A evangelização se verifica, se purifica e se potencializa com o encontro presencial.

10)  Sempre discípulos, sempre aprendendo: Nós missionários vivemos em permanente busca de linguagens que podem interpelar hoje o coração humano e anunciar a Cristo. Para isto nós missionários necessitamos de uma vivência responsável da fé e uma formação continuada no âmbito da comunicação e das novas tecnologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário